A organização do MOTELx – Festival Internacional de Cinema de Terror, que se realiza de 5 a 10 de setembro, em Lisboa, revelou recentemente algumas novidades para a sua 11ª edição, entre as quais os filmes que vão estar em competição pelo Prémio MotelX – Melhor Curta de Terror Portuguesa (no valor de cinco mil euros). Em paralelo continua também a competição pelo Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia, e ainda a competição Yorn microCURTAS, que premeia curtas-metragens com um máximo de dois minutos de duração que sejam filmadas integralmente com smartphone ou tablet.

O MOTELx apresenta um programa recheado de filmes, workshopsmasterclasses e actividades para os mais novos. A edição deste ano vai contar com a presença de dois mestres do terror: o chileno Alejandro Jodorowsky, realizador de “El Topo” (1970) e “Poesia Sem Fim” (2016), “criou ao longo dos anos um legado único no campo do surrealismo cinematográfico que atraiu a atenção de figuras como Salvador Dalí, John Lennon, Pink Floyd ou Orson Welles”; e Roger Corman, um dos maiores cineastas e produtores independentes da história do cinema americano. “Rebelde de Hollywood que a Academia reconheceu com um Óscar Honorário, com ele começaram nomes como Martin Scorsese, Jack Nicholson e Robert de Niro.”

Este ano o MOTELx associa-se à programação Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura com “O Estranho Mundo do Terror Latino”,  uma retrospectiva que propõe explorar a diversidade do cinema de género produzido na América do Sul e na Península Ibérica.

A secção Serviço de Quarto apresenta filmes como “Cold Hell” de Stefan Ruzowitzky, “68 Kill” de Trent Haaga, “The Bar” de Álex de la Iglesia, “The Limehouse Golem” de Juan Carlos Medina.

Na secção Quarto Perdido (dedicada a clássicos esquecidos dos primórdios do cinema de género português) estão confirmados dois: “Crime de Amor” (1971) de Rafael Moreno Alba e “O Espírita” (1976) de Augusto Fernado.

Serviço de Quarto
Cold Hell, de Stefan Ruzowitzky
68 Kill, de Trent Haaga
The Bar, de Álex de la Iglesia
The Limehouse Golem, de Juan Carlos Medina
Game of Death, de Sébastien Landry, Laurence Baz Morais
Hounds of Love, de Ben Young
Kuso, de Steven Ellison
Meatball Machine Kodoku, de Yoshihiro Nishimura
The Endless, de Justin Benson, Aaron Moorehead
The Untamed, de Amat Escalante

Curta de Terror Portuguesa
#blessed, de Diogo Lopes
O Candeeiro – Um Filme à Luz de Lisboa, de Henrique Costa e Hugo Passarinho
Carga, de Luís Campos
Depois do Silêncio, de Guilherme Daniel
Entelekheia, de Hugo Malainho
A Instalação do Medo, de Ricardo Leite
Mãe Querida, de João Silva Santos
Revenge Porn, de Guilherme Trindade
Thursday Night, de Gonçalo Almeida