A 14.ª edição do My French Film Festival, o festival de cinema online de língua francesa, apresenta uma selecção de 20 filmes (6 longas e 14 curtas-metragens) em exclusivo na plataforma de streaming Filmin Portugal, de 19 janeiro a 19 de fevereiro de 2024.
Os filmes, produzidas em vários países como França, Ucrânia, Eslovénia, Bélgica, Alemanha, Áustria, Espanha, Estónia, Irlanda, Dinamarca e Países Baixos, compõe uma “seleção apresentada nos mais importantes festivais internacionais de cinema e são inéditos em Portugal. Uma seleção emblemática da pluralidade e da criatividade do cinema francês e francófono.”
Destaque para “Polaris”, de Ainara Vera, sobre Hayat, “uma navegadora experiente no Ártico que navega longe dos humanos e do passado da sua família em França. Mas quando a sua irmã mais nova, Leila, dá à luz uma menina, Inaya, os seus mundos são virados do avesso. Um retrato profundamente comovente e sobreposto de duas irmãs, Polaris é uma obra política sobre o estatuto das mulheres no mundo da vela. Uma viagem, tanto física como emocional.”
“O Paraíso”, a primeira longa-metragem de Zeno Graton, sobre uma “história de amor entre dois jovens na prisão. Ao apresentar a ternura como uma expressão de liberdade, “O Paraíso” transcende a questão da representação LGBTQ+.”
Na comédia “Super Bêbados”, de Bastien Milheau, “dois adolescente Janus e Sam têm de levar bebidas para a festa de fim do secundário. Enquanto vasculham a adega do pai de Janus à procura de garrafas, descobrem uma estranha máquina. Um retrato terno e divertido da vida rural em França, que questiona habilmente as diferenças entre dois amigos de infância no limiar da idade adulta.”
O coming-of-age “Fifi”, de Jeanne Aslan e Paul Saintillan, com as interpretações extraordinárias de Céleste Brunnquell e Quentin Dolmaire, “retrata o despertar para a vida e para a liberdade da sua jovem heroína ao longo de um verão. Uma primeira longa-metragem poética, divertida e memorável.”
Por fim, “À mon seul désir – Só ao meu desejo”, de Lucie Borleteau, “traz a comédia atrevida que segue a iniciação de uma mulher como bailarina num clube de strip francês.”
A partir de dia 19 de janeiro a programação completa ficará disponível na Filmin para todos os subscritores.
Longas-metragens
“O Paraíso”, de Zeno Graton
“Cão Danado”, de Jean-Baptiste Durand
“Polaris”, de Ainara Vera
“Fifi”, de Jeanne Aslan e Paul Saintillan
“Super Bêbados”, de Bastien Milheau
“À mon seul désir – Só ao meu desejo”, de Lucie Borleteau
Curtas-metragens
“Carrinhos”, de Margot Reumont
“Carvão”, de David Arslanian
“Meninas e cães”, de Sophie Fillières
“Fairplay”, de Zoel Aeschbacher
“Jeanne Perua”, de Pauline Ouvrard
“O Grande Arco”, de Camille Authouart
“A luta é um fim”, de Arthur Thomas-Pavlowsky
“A Vida no Canadá”, de Frédéric Rosset
“As férias de verão”, de Valentine Cadic
“Oásis”, de Justine Martin
“Rápido”, de Paul Rigoux
“Na Dança”, de Ekaterina Mikheeva
“Dois Amigos”, de Natalia Chernysheva
“Entre duas irmãs”, de Clément Céard