“Nayola”, a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, estreia a 13 de abril nas salas de cinema em Portugal, segundo avançou a conta oficial de instagram do filme.
“Depois de meses de trabalho, temos o prazer de vos apresentar o cartaz oficial de Nayola feito pelo realizador José Miguel Ribeiro. ‘Tentei construir uma imagem gráfica capaz de agregar os elementos essenciais do filme: 3 mulheres, um chacal e uma árvore especial que cresce em direção à lua. Um Mulemba que também pode ser um rio, o Okavango. O rio que morre no deserto. Que morte linda, uma morte cheia de vida.’”, lê-se na publicação de instagram.
Antes da sua estreia comercial em Portugal, “Nayola”, “uma aventura épica, um desaparecimento misterioso e um amor inabalável”, tem estreia marcada em França (8 de março) e em Angola (31 de março). O filme de José Miguel Ribeiro foi recentemente seleccionado para a secção competitiva de longas-metragens da MONSTRA 2023.
Ver esta publicação no Instagram
O filme “consiste num projeto de uma longa metragem de 70 minutos, destinada a um público de M16, 70% em animação e 30% em imagem real”. A história “Nayola” é da autoria de Virgílio Almeida e é baseada no texto para teatro da autoria conjunta dos escritores Mia Couto e José Eduardo Agualusa, intitulado “A Caixa Preta”.
“Nayola” foi apresentado pela primeira vez no Cartoon Movie, fórum dedicado à indústria da animação europeia, como um projeto em desenvolvimento em 2016 e teve a sua primeira apresentação seis anos depois. Teve a sua ante estreia mundial no Festival de Annecy e já integrou várias mostras e festivais de cinema nacionais e internacionais. O filme, que conta a história de três gerações de mulheres – Lelena (a avó), Nayola (a filha) e Luana (a neta) – durante os 25 anos da guerra civil de Angola, encontra-se nomeado para os prémios Cartoon Movie 2023.
A longa de animação ambientada na guerra civil angolana é uma co-produção entre a Praça Filmes (Portugal), S.O.I.L. (Bélgica), JPL Films (França), il Luster (Países Baixos) e Luna Blue Film (Bélgica), com financiamento do Instituto do Cinema e do Audiovisual, entre outros.