Netflix celebra 25 anos de existência

Netflix envelope Netflix envelope

A Netflix, hoje a mais conhecida plataforma de streaming do mercado global, celebra o seu 25º aniversário e, para isso, emitiu um vídeo comemorativo.

Fundada a 29 de Agosto de 1997 por Reed Hastings e Mark Randolph, não era, claro, nessa altura conhecida pelos serviços de streaming, que se encontravam muito longe de existir.

Originalmente, a Netflix vendia e alugava DVDs através de correio, serviço que nunca ofereceu fora do território dos Estados Unidos da América. Em Portugal, relembre-se que este tipo de serviço também teve alguma expressividade, embora mais tímida e tardia (em torno de 2008/2010), nomeadamente com as hoje extintas Mooxuu ou a Cineteka.

Nesta opção, os clientes pagavam uma subscrição mensal e em troca recebiam todos os DVDs que queriam na sua caixa de correio. No plano standard eram enviados três discos de uma vez e de cada vez que o cliente enviava de volta um disco dentro dos envelopes vermelhos da Netflix, a empresa enviada um novo filme escolhido do topo da lista de cada cliente.

Para fazer concorrência à Blockbuster, a Netflix cobrava uma taxa fixa e publicitava como vantagem o cliente não ter pagar taxas extra por entregar o filme depois do prazo, tal como se praticava nos tradicionais clubes de vídeo.

A Netflix começou a oferecer serviços de streaming em 2007 e esse segmento de negócio tinha crescido de tal forma que a empresa anunciou a criação de uma empresa subsidiária chamada Qwikster para se dedicar exclusivamente ao envio de DVDs por correio.

A empresa reverteria esta decisão meses mais tarde e manteria o segmento de negócio que ainda hoje funciona nos Estados Unidos, pelo que os clientes ainda podem alugar DVDs através da Netflix.

O serviço lançado oficialmente pela Netflix em 1999 mudou o modo como o mercado olhava para as startups e atraiu em torno de 200 mil subscritores, ganhando a sua lealdade não só pela novidade, mas também pelo sentido de comunidade alimentado pelo seu website.

Os utilizadores Netflix podiam construir as suas listas de filmes desejados e trocar impressões e opiniões com os restantes subscritores, anos antes das redes sociais e todos os outros meios de interação virtual. Ao contrário da Blockbuster, a Netflix apontava armas ao gosto individual e personalizado, recorrendo para isso a um processo de recolha de informação à altura revolucionário.

Hoje, a Netflix enfrenta a concorrência de inúmeros outros serviços de streaming e 2022 foi um ano negro para a sua história, com o declínio marcado no número de subscritores e a queda acentuada das suas ações na bolsa. Pese embora esse declínio, a Netflix ainda é sinónimo de 221 milhões de subscritores pagantes, distribuídos por mais de 190 países.

Skip to content