Netflix-plataforma-streaming-2020

Netflix testa canal de televisão em França

A Netflix está neste momento a testar uma nova funcionalidade que consiste num canal de televisão com programação fixa. O canal, denominado Direct, está a ser atualmente testado em exclusivo entre os subscritores franceses e irá oferecer programação fixa 24 horas por dia, de forma semelhante aos tradicionais canais por cabo. A programação irá incluir filmes e séries que façam parte do catálogo da plataforma de streaming. Contudo, neste momento o canal apenas será acessível via browser, ao contrário da vertente streaming.

Esta nova adição segue a lógica usada aquando do teste da funcionalidade de Shuffle Play, que permitiu aos utilizadores selecionados ver conteúdo Netflix de forma aleatória. Ao contrário da funcionalidade Shuffle, que se baseava nas recomendações do utilizador, o Direct irá apresentar uma grelha fixa para todos os subscritores. No seu website, a Netflix assume que escolheu a França como primeiro país de testes dado o consumo de televisão tradicional no país. Na sua declaração, a Netflix afirmou:

“Em França, a televisão tradicional ainda se mantém popular entre as pessoas que procuram uma experiência em que apenas se sentam no sofá e não precisam de escolher uma série para ver. Nós estamos a testar uma nova funcionalidade para os subscritores em França – chamada ‘Direct’. Talvez não te sintas com espírito de decidir o que ver, ou ainda és novo e estás a explorar a plataforma, ou apenas queres ser surpreendido por algo novo e diferente.”

O canal foi lançado dia 5 de novembro em algumas cidades francesas, sendo que até dezembro estará disponível de forma mais ampla no território francês. O país é um dos principais mercados da Netflix na Europa, com uma estimativa de nove milhões de subscritores. A criação do canal Direct poderá estar relacionado com uma estratégia de apelo a subscritores de uma faixa etária mais adulta, que constituem uma grande percentagem da população francesa. Estando o Direct a aproximar a Netflix da concorrência dos canais por cabo, restará saber quais os próximos planos da gigante do streaming em relação a este formato.