A Risi Film traz de volta às salas de cinema portuguesas uma versão restaurada do grande sucesso do cineasta Jean-Pierre Jeunet, “O Fabuloso Destino de Amélie”, a comédia romântica francesa que se tornou um clássico moderno do cinema europeu e que marcou uma geração com uma explosão de cor e um olhar poético sobre a beleza das pequenas coisas.
Protagonizado por Audrey Tautou no inesquecível papel de Amélie Poulain — que a projetou para a ribalta internacional — “Amélie” tornou-se um dos maiores êxitos do cinema francês contemporâneo: “um conto encantado sobre bondade, imaginação e coragem para viver fora das sombras.”
“Deixa-te encantar, uma vez mais, pela história de Amélie Poulain, uma jovem empregada de mesa que vive em Montmartre e prefere o refúgio do seu mundo imaginário à realidade que a rodeia. Um dia, decide dedicar-se a uma missão secreta: transformar a vida das pessoas à sua volta através de pequenos gestos que espalhem felicidade. Nesta fábula moderna, entre o realismo poético e a fantasia, Amélie cruza-se com personagens excêntricas, embarca numa aventura íntima de generosidade e, inesperadamente, encontra o amor.”
Nomeado para cinco Óscares e vencedor do César de Melhor Realização nos prémios da Academia Francesa de Cinema, “O Fabuloso Destino de Amélie” conta com Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravotta, Serge Merlin, Jamel Debbouze e Clotilde Mollet no elenco. Misturando realismo poético e fantasia, esta obra afirmou-se como um clássico contemporâneo, marcado também pela icónica banda sonora composta por Yann Tiersen.
Vinte e quatro anos depois, “O Fabuloso Destino de Amélie” é reposto nas salas de cinema a 2 de outubro.

