Quase cinco anos depois de “J’accuse – O Oficial e o Espião” (2019), o realizador Roman Polanski regressa com “O Hotel Palace”, uma comédia negra absurda e provocadora que reúne nomes improváveis, como o comediante inglês John Cleese, o ex-pugilista e ator americano Mickey Rourke, a atriz e realizadora francesa Fanny Ardant e o ator português Joaquim de Almeida. O filme estreou na 80.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza e chega agora às salas de cinema portuguesas.
O novo filme de Polanski transporta o espectador para a noite de 31 de dezembro de 1999 passada num pequeno, mas extraordinário hotel de luxo, nos Alpes Suíços, onde o pessoal prepara a passagem de ano mais especial do século de um conjunto de hóspedes milionários vindos de todo o mundo, com as suas manias, vícios e extravagâncias.
“Mas o ‘Bug do Milénio’ paira no ar, e há tanto medo como esperança de que, à meia-noite, as contas dos grandes magnatas possam sofrer oscilações inesperadas, devido ao colapso dos sistemas informáticos mundiais. Contudo, o que os aguarda é uma batalha travada com extravagância e excentricidade entre os hóspedes do hotel, e as suas histórias dão vida a uma comédia negra absurda e provocadora. É o final de 1999: não só a conclusão de um século, mas o fim de todo um milénio polémico.”
Roman Polanski inspirou-se nas suas próprias estadias no Palácio Gstaad, um destino de neve que atrai famosos e que levou a que o realizador construísse um enredo de personagens ricas, excêntricas, aristocratas e escandalosas, nas vésperas do réveillon de 1999.
Com banda sonora de Alexandre Desplat, Polanski escreveu o argumento desta sátira social juntamente com os polacos Ewa Piaskowska e Jerzy Skolimowski, ambos criadores do filme “EO” (2022).
Oliver Masucci, Bronwyn James, Luca Barbareschi, Milan Peschel, Fortunato Cerlino, Danny Exnar, Irina Kastrinidis e Alexander Petrov integram também o elenco de “O Hotel Palace”, que estreia nos cinemas de todo o país esta quinta-feira, dia 4 de abril.