25 de Abril

“O Hotel Palace”, uma comédia negra de Roman Polanski, estreia esta semana nos cinemas portugueses

John Cleese, Mickey Rourke, Fanny Ardant e o ator português Joaquim de Almeida protagonizam esta sátira social, que conta a preparação da noite da passagem de ano de 1999.
"O Hotel Palace" (2023), de Roman Polanski "O Hotel Palace" (2023), de Roman Polanski
"O Hotel Palace" (2023), de Roman Polanski

Quase cinco anos depois de J’accuse – O Oficial e o Espião” (2019), o realizador Roman Polanski regressa com “O Hotel Palace”, uma comédia negra absurda e provocadora que reúne nomes improváveis, como o comediante inglês John Cleese, o ex-pugilista e ator americano Mickey Rourke, a atriz e realizadora francesa Fanny Ardant e o ator português Joaquim de Almeida. O filme estreou na 80.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza e chega agora às salas de cinema portuguesas.

O novo filme de Polanski transporta o espectador para a noite de 31 de dezembro de 1999 passada num pequeno, mas extraordinário hotel de luxo, nos Alpes Suíços, onde o pessoal prepara a passagem de ano mais especial do século de um conjunto de hóspedes milionários vindos de todo o mundo, com as suas manias, vícios e extravagâncias.

“Mas o ‘Bug do Milénio’ paira no ar, e há tanto medo como esperança de que, à meia-noite, as contas dos grandes magnatas possam sofrer oscilações inesperadas, devido ao colapso dos sistemas informáticos mundiais. Contudo, o que os aguarda é uma batalha travada com extravagância e excentricidade entre os hóspedes do hotel, e as suas histórias dão vida a uma comédia negra absurda e provocadora. É o final de 1999: não só a conclusão de um século, mas o fim de todo um milénio polémico.”

Roman Polanski inspirou-se nas suas próprias estadias no Palácio Gstaad, um destino de neve que atrai famosos e que levou a que o realizador construísse um enredo de personagens ricas, excêntricas, aristocratas e escandalosas, nas vésperas do réveillon de 1999.

Com banda sonora de Alexandre Desplat, Polanski escreveu o argumento desta sátira social juntamente com os polacos Ewa Piaskowska e Jerzy Skolimowski, ambos criadores do filme “EO” (2022).

Oliver Masucci, Bronwyn James, Luca Barbareschi, Milan Peschel, Fortunato Cerlino, Danny Exnar, Irina Kastrinidis e Alexander Petrov integram também o elenco de “O Hotel Palace”, que estreia nos cinemas de todo o país esta quinta-feira, dia 4 de abril.

824016 pt 1

Skip to content