“O Pátio da Saudade”, a comédia do realizador Leonel Vieira estreou esta quinta-feira, 14 de agosto, e já foi visto por mais de 15 mil espectadores no seu fim de semana de abertura. O resultado traduz-se em mais de 100 mil euros de receita de bilheteira, colocando-o de imediato como o filme português mais visto do ano.
Depois de “O Pátio das Cantiga” — o filme português mais visto de sempre nos cinemas, com mais de 600.000 espectadores —, Leonel Vieira regressa ao grande ecrã com uma nova comédia que celebra a tradição e a identidade nacional.
No centro da narrativa está Vanessa (Sara Matos), uma atriz de televisão que herda um antigo teatro em ruínas no Porto. Vanessa recebe a notícia da morte de uma tia afastada, que lhe deixou em testamento um velho teatro dos tempos de glória da Revista à Portuguesa e contra as recomendações de Tozé Leal (José Pedro Vasconcelos), o seu agente, para vender o espaço, Vanessa sente o apelo dos tempos áureos do velho teatro e decide lutar pela recuperação do teatro.
Vai reunir os amigos Joana (Ana Guiomar) e Ribeiro (Manuel Marques) para montar um espetáculo capaz de devolver-lhe a glória de outros tempos. Mas rapidamente se vê em confronto com um proprietário rival, Armando (José Raposo), que tudo fará para travar este sonho.
Protagonizado por Sara Matos, o filme conta ainda com um elenco por alguns dos nomes mais reconhecidos e acarinhados pelo público português: Ana Guiomar, Manuel Marques, José Pedro Vasconcelos, José Raposo, Gilmário Vemba, José Martins, Alexandra Lencastre, José Pedro Gomes, Aldo Lima e Carlos Cunha.
Produzido pela Volf Entertainment e com guião de Leonel Vieira, Alexandre Rodrigues, Manuel Prates e Aldo Lima, “O Pátio da Saudade” foi rodado em Lisboa, durante o verão de 2024, em cenários reais que capturam a atmosfera lisboeta. Este filme pretende dar continuidade ao estilo das comédias como “O Pátio das Cantigas”, ” O Leão da Estrela” e “A Canção de Lisboa”.
A Volf Entertainment foi criada em 2022 para produzir séries, filmes e documentários. Esta produtora conta com o percurso e experiência de 30 anos do realizador e produtor Leonel Vieira, que já produziu quase 40 títulos e mais de 200 anúncios publicitários.
Como produtor, Leonel Vieira tem trabalhado com grandes produtoras do Brasil e de Espanha. Através da Volf, estreou também o thriller “O Último Animal”, realizado por Leonel Vieira no Rio de Janeiro, nomeado para Melhor Filme Estrangeiro no Festival de Cinema de Gramado (Brasil, 2022).
O filme recebeu o Prémio Canal Hollywood na última edição dos Encontros do Cinema Português, na categoria de «Filme Nacional com Maior Potencial de Blockbuster». Estreou nos cinemas a 14 de agosto, com distribuição da NOS Audiovisuais, na data no aniversário dos 10 anos de “O Pátio das Cantigas”, que detém o 1.º lugar das bilheteiras do cinema nacional desde 2015.


