Oliver Stone finaliza documentário sobre o presidente Lula

KVKN4ZTKXRCBJN4WGWWZBXB2UU 1 KVKN4ZTKXRCBJN4WGWWZBXB2UU 2
Foto: Ricardo Stuckert

O realizador e guionista norte-americano Oliver Stone, laureado com o Óscar por suas obras “Platoon” (1986) e “Nascido a 4 de Julho” (1989), revelou ter concluído a produção de um documentário centrado em Luiz Inácio Lula da Silva, 39º presidente do Brasil.

O filme, atualmente em fase de pós-produção, se concentrará nas polêmicas envolvendo a operação Lava Jato, desde suas alegadas ações para perseguir e deter Lula, até sua vitória histórica sobre Jair Messias Bolsonaro nas eleições de 2022.

O documentário

Em entrevista à AFP, Stone explicou que a produção foca a perseguição judicial sofrida por Lula.

“Sobre o que aconteceu quando ele havia sido um presidente de sucesso, e, então, foi preso por corrupção, que é como geralmente as coisas são feitas nesses países”, contou.

Acrescentando, Stone disse:

 

“Acho que o conceito de perseguição judicial se expandiu por todo o mundo, e tem sido usado para fins políticos, como uma arma”, ele explicou. “Foi o que fizeram com Lula. Colocaram-no na cadeia, ele foi libertado e ganhou a p*rra das eleições. É uma história boa, mas as pessoas não conhecem, exceto no Brasil”.

 

A gravação do documentário estendeu-se por meses e envolveu viagens de Oliver Stone junto a Lula.

O lado político de Stone

Stone, crítico ferrenho do imperialismo, autodenomina-se “um pensador independente”, expressando sua oposição tanto ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quanto ao atual, Joe Biden.

Não é à toa que o realizador já tenha escrito e realizado filmes sobre a Guerra do Vietnã e a guerra civil em El Salvador, além de ter produzido documentários sobre líderes que desafiam a Casa Branca, como Fidel Castro, Hugo Chávez e Vladimir Putin.

Em entrevista à AFP, ele descreveu Fidel, Chávez e Lula como líderes “humanistas” e “originais”, que se esforçam ao máximo para servir ao seu país.

Lançamento

De acordo com a AFP, embora o filme ainda não tenha uma data de estreia definida, espera-se que seja lançado em um dos grandes festivais internacionais de cinema.

Skip to content