O Centro Nacional de Cinematografia (CNC) francês anunciou que “Titane”, de Julia Ducournau, vencedor da Palma de Ouro de Cannes 2021, vai representar a França nos Óscares 2022, candidato à nomeação da categoria de Melhor Filme Internacional.
“Estamos muito orgulhosos de que Titanium, um filme particularmente excepcional, possa usar as cores da França na competição para o Óscar de longa-metragem internacional.”, declarou Dominique Boutonnat, presidente do CNC.
Filme choque do festival, uma mistura de cinema de terror e do body horror, “Titane”, um filme que conta a história de uma mulher que se transforma numa assassina compulsiva, é protagonizado pelo veterano Vincent Lindon e pela jovem Agathe Rousselle.
A realizadora Julia Ducournau fez história em Cannes ao tornar-se a primeira mulher a receber o prestigioso prémio sozinha, depois de Jane Campion, em 1993, que dividiu a Palma de Ouro com o realizador Chen Kaige.
“Titane” já foi visto por mais de 300 mil espectadores nas salas de cinema francesas e, em Portugal, que estreou a 6 de outubro, foi visto por 839 espectadores nos primeiros quatro dias de exibição.
O filme mais badalado de Cannes, e vencedor do prémio do público Midnight Madness do TIFF (Festival de Toronto), tem sido aplaudido pela crítica internacional, sendo um forte candidato à nomeação da 94.ª edição dos Óscares, que se realizam a 27 de março de 2022, em Los Angeles.