Palestine Cinema Days 2025: Festival celebra a Palestina um pouco por todo o mundo a 2 de novembro

Em 2025, Palestine Cinema Days terá novamente lugar a 2 de novembro um pouco por todo o mundo. São mais de 500 sessões de cinema, em que se incluem várias cidades portuguesas
"UPSHOT", de Maha Haj Palestine Cinema Days "UPSHOT", de Maha Haj Palestine Cinema Days
"UPSHOT", de Maha Haj

O Palestine Cinema Days celebra este ano a sua 12.ª edição, neste que é um evento levado a cabo pela Filmlab Palestine, uma organização não governamental sem fins lucrativos que desde 2014 trabalha na promoção da produção de cinema na Palestina e na sua divulgação.

A sua missão é fazê-lo na Palestina, mas simultaneamente inspirar uma audiência mais abrangente e lata e empoderar as próximas gerações de cineastas e público palestinianos.

O Festival Internacional de Cinema Palestine Cinema Days é uma das atividades que a Filmlab Palestine organiza como modo de ligação entre produções e profissionais de âmbito regional e internacional com a indústria cinematográfica palestiniana e colocando a Palestina no mapa da indústria.

2560x384 RC Cinema7arte 1
Publicidade

Em 2023, ano negro nas memórias de todos, o Festival regressava para a sua 10.ª edição, que representava um marco na sua história, reafirmando um papel central na promoção do cinema palestiniano.

O genocídio posto em marcha na Palestina apenas algumas semanas antes da edição de 2023, fez com que o Festival fizesse uma pausa por respeito ao que se estava a passar e com a crença de que as energias tinham de ser dirigidas para outros caminhos.

Assim, nasceu o Palestine Cinema Days por todo o mundo, a 2 de novembro de 2023. Nesse ano, tiveram lugar 171 sessões de cinema em 41 países diferentes e as pessoas juntaram-se para ver filmes palestinianos em várias cidades por todo o mundo. Apesar da dor e da distância, as sessões de cinema tornaram-se num modo de as comunidades se ligarem à Palestina, testemunharem e expressarem solidariedade.

Em 2024, a resposta foi ainda maior e a 2 de novembro desse ano 396 sessões de cinema tiveram lugar em 57 países diferentes. Oito filmes de e sobre a Palestina foram mostrados através de parcerias com pessoas, colectivos e instituições que acreditam no poder do cinema para dar voz aos palestinianos.

Em 2025, Palestine Cinema Days terá novamente lugar a 2 de novembro um pouco por todo o mundo. Este dia marca o aniversário da Declaração Balfour, o documento através do qual a Grã-Bretanha lança as bases para a formação do Estado de Israel, em 1917, naquela que é considerada a génese do conflito israelo-árabe.

São mais de 500 sessões de cinema, em que se incluem várias cidades portuguesas. As sessões têm lugar através de parcerias com associações e outras entidades locais e abrangem Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Olhão, Portimão, Porto e Viseu.

Em Portimão, poderão ser vistos, no domingo, às 17h00 e às 18h00, com entrada livre, os filmes “UPSHOT” e “A State of Passion”, na sede da associação MODO, em parceria com a Plataforma DOWNLOAD. Os filmes são legendados em português e inglês.

“UPSHOT”, de Maha Haj, conta a história de Suleiman e Mona, um casal que leva uma vida solitária cuidando de animais e árvores e têm discussões intensas sobre as escolhas de vida dos seus filhos. Um dia, a sua rotina é perturbada quando um estranho aparece, relembrando-lhes um passado doloroso.

“A State of Passion“, de Carol Mansour & Muna Khalidi, é um documentário sobre o cirurgião Palestiniano-britânico Dr. Ghassan Abu Sittah, que passou 43 dias em Gaza sob intenso bombardeamento a tratar os feridos. O seu trabalho tornou-se um símbolo de resistência.

Para mais informações acerca de todos os eventos que terão lugar em Portugal, pode aceder-se a este link.