O documentário “Life in a Day”, realizado por Kevin MacDonald, com imagens de milhares de pessoas de todo o mundo que carregaram no You Tube no dia 24 de Julho de 2010, estreou ontem, dia 27, no Festival de Cinema de Sundance (que termina no próximo domingo, dia 30) e no Youtube, ao mesmo tempo.

 

Esta foi a primeira vez que um filme estreia na internet, ao mesmo tempo que num festival de cinema, a uma escala global. O mundo assistiu ontem a um acontecimento original e único, e que provavelmente se repetirá muitas mais vezes no futuro. Esta é a prova de que o cinema continua a evoluir e reinventar-se, adaptando-se às novas tecnologias. Antes do passado dia 24 de Julho de 2010, ninguém imaginava que fosse possível assistir a uma estreia mundial de um filme na internet, de forma gratuita.

 

O documentário tem a duração de 1h30 e foi produzido pela produtora de Ridley Scott (Scott Free Productions). “Life in a Day” (“A vida em um dia”, em português)parte de um projeto feito sobre “um único dia na Terra” com imagens capturadas por centenas de pessoas em todo o mundo. A equipe do realizador Kevin MacDonald editou mais de 80 mil vídeos (ou 4,5 mil horas de gravação) para gerar o produto final, com 90 minutos de duração e 1.025 vídeos que “dão uma visão honesta e admirável do mundo”, de acordo com o YouTube.

 

Para quem não pode assistir à estreia do filme ontem, o Youtube irá passar hoje, sexta-feira, uma repetição da estreia, às 19h00, hora portuguesa, no endereço http://www.youtube.com/lifeinaday.