A Netflix divulgou o trailer oficial para o documentário “Is That Black Enough for You – Cinema Negro Independente”, que conta com a presença, entre outros, de Samuel L. Jackson, Laurence Fishburne, Whoopi Goldberg e Zendaya.
“Is That Black Enough for You – Cinema Negro Independente” é realizado por Elvis Mitchell e conta com duas exibições, a 9 e 10 de outubro, no Festival de Cinema de Nova Iorque, a decorrer, onde fez a sua estreia mundial, na seção Spotlight.
Elvis Mitchell é crítico de cinema, escreveu para o LA Weekly a o New York Times e agarra agora os papéis de realizador, em que se estreia, autor do guião e narrador do documentário que reconstrói a história da representação negra no cinema.
“Is That Black Enough for You – Cinema Negro Independente” analisa as conquistas do movimento cultural negro nos anos 60 e 70 e desmonta a errada noção de que o cinema negro daquele período apenas se atinha aos filmes de Blaxploitation.
O documentário centra-se no modo como uma única década mudou a face do cinema e cultura americanos para sempre, bem como no impacto que teve na comunidade negra o surgimento de um cinema afirmativo, criativo, orgulhoso e sem necessidade de se esconder.
A produção do documentário de 135 minutos esteve em preparação durante 23 anos e está agora a cargo de Steven Soderbergh e David Fincher para a Netflix, a par de Angus Wall e Ciara Lacy.
Inicialmente, estava previsto que o projeto fosse antes um livro, mas todas as editoras o rejeitaram até que o apoio de Soderbergh permitiu avançar noutras direções.
As entrevistas presentes em “Is That Black Enough for You – Cinema Negro Independente” incluem, para além dos nomes já mencionados, Billy Dee Williams, Harry Belafonte, Mario Van Peebles, Margaret Avery e Charles Burnett.
“Is That Black Enough for You – Cinema Negro Independente” estreia na plataforma de streaming a 11 de novembro de 2022, mas antes disso terá estreia nos cinemas a 28 de outubro em determinados mercados em que Portugal não está incluído.