A próxima sessão do “Ciência no Cinema”, um projeto do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) em parceria com o REAG Belas Artes, exibirá o clássico “2001: Odisseia no Espaço”, realizado por Stanley Kubrick.
A sessão terá lugar no dia 25 de junho (terça-feira), começando às 19h30, seguida de um debate com os pesquisadores Eduardo Cypriano, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Mauro Almeida, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), e Renata Wassermann, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP.
2001: Odisseia no Espaço
Na trama deste aclamado filme de 1968, que ganhou quatro Óscares, um misterioso monólito negro parece enviar sinais de uma civilização alienígena interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipa de astronautas é enviada a Júpiter para investigar a enigmática estrutura.
No entanto, o computador da nave começa a manifestar um comportamento estranho, desencadeando um tenso confronto entre o homem e a máquina que resulta numa viagem alucinante pelo espaço e pelo tempo.
O argumento é baseado num conto do aclamado autor de ficção científica Arthur C. Clarke.
Ciência no Cinema
“Ciência no Cinema” é uma parceria do ICTP-SAIFR e do REAG Belas Artes em que cientistas conversam com o público após a exibição de um filme relacionado com temas científicos.
As sessões são mensais, sempre às terças-feiras, às 19h30.
REAG Belas Artes
O REAG Belas Artes está localizado na Rua da Consolação, 2423, no bairro da Consolação, São Paulo.
Os ingressos custam aproximadamente R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), disponíveis para compra no site da Velox Tickets.