No ano passado realizou-se a primeira edição do Douro Film Harvest, e vieram a Portugal como convidados de honra, Andie McDowell e Milos Forman. Este ano, na segunda edição, vêm a Portugal, Sophia Loren e Gustavo Santaolalla, que decorre entre 5 e 11 de Setembro, em Lamego, Sabrosa, Vila Real e Freixo de Espada à Cinta.

 

Sophia Loren é um dos grandes ícones mundiais do cinema. A atriz italiana vem a Portugal para ser homenageada, receber o CastaDouro Carreira e ser-lhe-á dedicada uma secção do evento, o Tawny Tribute, em que serão exibidos alguns dos seus filmes mais marcantes. A sua carreira conta com mais de 90 filmes, 48 prémios e 21 nomeações, incluindo um Óscar Honorário em 1991, quando foi declarada «um dos maiores tesouros do mundo».

 

O músico e compositor argentino, Gustavo Santaolalla, vencedor de dois Óscares pela Banda Sonora Original de “O Segredo de Brokeback Mountain” e “Babel” é o convidado especial do Douro Film Harvest.

 

O filme de abertura do festival será a produção moçambicana a partir do livro de Mia Couto “O Último voo do Flamingo” e está marcada para 5 de Setembro, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, às 21h30. O Douro Film Harvest é uma iniciativa da Turismo do Douro, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, da Estrutura de Missão do Douro e do Turismo de Portugal. António Martinho é desde Janeiro de 2009 Presidente da Entidade Regional Turismo do Douro, entidade organizadora do Douro Film Harvest. As paisagens requintadas responsáveis pela produção do mundialmente conhecido Vinho do Porto associam-se ao prestígio de uma mostra de filmes premiados, durante sete dias dedicados na totalidade à Sétima Arte.