“Time”: Top 10 dos Melhores Filmes de 2023

1111329 1 1 1111329 1 2

Dando continuidade à nossa compilação dos melhores filmes do ano, escolhidos pelas principais revistas do segmento, apresentamos hoje a seleção da renomada revista norte-americana Time. A Time foi uma das primeiras a revelar seus favoritos do ano, fazendo isso em 1º de dezembro.

O texto, assinado pela crítica de cinema Stephanie Zacharek, nos incita a contemplar nossa ligação com o cinema, quase transformando o edifício em um ente querido ou até mesmo em um melhor amigo. Embora para ela a lista dos melhores filmes do final do ano seja conclusiva, a experiência cinematográfica não pode ser simplificada a meros indicadores.

Zacharek observa que, nos dias de hoje, com a capacidade de assistir a uma infinidade de filmes novos sem sair de casa, graças aos diversos serviços de streaming, a experiência de assistir passou por uma transformação radical, de maneiras que talvez nunca possamos compreender completamente.

Segundo ela, ao concluir a visualização de um filme em casa, é possível continuar refletindo sobre ele enquanto se prepara para assistir outro, se recolhe para dormir, ou até mesmo enquanto vai até a cozinha fazer um lanche qualquer. No entanto, nada se compara à experiência de assisti-lo no cinema.

Em seu texto, uma ode direta ao cinema, Zacharek nos estimula a frequentar ainda mais esse espaço de entretenimento e socialização que é o cinema.

Para ela, um filme assistido no grande ecrã, na presença de outros seres humanos, ocupa um espaço de maneira única. Enquanto você se desloca de carro ou utiliza o autocarro ou metrô, um excelente filme – ou até mesmo um terrível – permanece ao seu lado. Ele se expande, preenchendo o ambiente ao seu redor, em vez de se contrair e se tornar uma simples caixa. Este é o espaço no qual a sua grandiosidade, ou a avassaladora força de sua mediocridade, é completamente revelada a você.

Tendo isso em mente, confira os 10 melhores filme de 2023 para a Time:

 

1) “Folhas de Outono”, de Aki Kaurismäki

 

2) “Maestro”, de Bradley Cooper

 

3) “The Zone of Interest”, de Jonathan Glazer

 

4) “Priscilla”, de Sofia Coppola

 

5) “Memórias de Paris”, de Alice Winocour

 

6)  “Past Lives”, de Celine Song

 

7) “Killers of the Flower Moon”, de Martin Scorsese

 

8) “Are You There God? It’s Me, Margaret”, de Kelly Fremon

 

9) “Dreamin’ Wild”, de Bill Pohlad

https://www.youtube.com/watch?v=yTeTLmaa2ZE

 

10) “Passages”, de Ira Sachs

Skip to content