Um Filme em Forma de Assim © Ar de Filmes

“Um Filme em Forma de Assim”: a mais recente homenagem de João Botelho a Alexandre O’Neill

‘Um Filme Em Forma de Assim’, a nova longa-metragem de João Botelho baseada na obra de Alexandre O’Neill, é uma homenagem do realizador ao escritor português e chega aos cinemas a 12 de maio. Organizado como um sonho e estruturado como um musical,  o filme de Botelho conta no elenco com Pedro Lacerda, Inês Castel-Branco, Cláudio da Silva, Crista Alfaiate e Ana Quintans, entre outros nomes do cinema português, e com a participação especial de Luis Lima Barreto, Carmen Santos e Rita Blanco.

Em ‘Um Filme Em Forma de Assim’ João Botelho continua a sua viagem à literatura dos grandes clássicos nacionais, e explora a obra de O’Neill através de pequenas ficções, reflexões e contos, adaptando todos os diálogos e partitura músical diretamente da poesia do escritor. Um filme sem medida, organizado como um sonho, estruturado como um musical e com textos, tanto ditos como cantados, que conduzem a situações inesperadas, caóticas e emocionantes, na tentativa de agarrar parte do legado de Alexandre O’Neill.

Um Filme em Forma de Assim
© Ar de Filmes

 A adaptação da obra de O’Neill para cinema conta com a assinatura do realizador e de Maria Antonia Oliveira (Alexandre O’Neill: Uma Biografia Literária) e lança-se, de um modo preciso, para sons, imagens e excertos dos magníficos textos do escritor, criando cenas que, interpretadas por um vasto elenco de atores e atrizes, constroem uma narrativa inovadora. Nas palavras de João Botelho  ‘Ninguém é O’Neill neste filme, mas todos, atores principais e secundários, são o escritor, porque em cenas criadas por ele, em outras inventadas por mim, transportam a sua magnifica escrita’.

Produzido pela Ar de Filmes, com música do compositor português Daniel Bernardes ‘Um Filme Em Forma de Assim’ terá a sua antestreia a 28 de abril, na 19ª edição do Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema e chega a 12 de maio aos cinemas nacionais.

Sinopse: É sem medida este UM FILME EM FORMA DE ASSIM.

Skip to content