O YouTube, o maior portal de vídeos online, quer competir num mercado de aluguer de filmes, liderado pelo iTunes, da Apple, pela MUBI e pelo Netflix, que tem este tipo de serviço. No dia 9 de Maio deste ano, o YouTube lançou o seu primeiro serviço de aluguer, com um catálogo de seis mil filmes, desde 2,99 a 3,99 dólares, para já só disponível nos EUA.

 

A distribuição de filmes na internet é cada vez mais uma realidade, é um mercado em expansão e será o futuro para os estúdios. O Youtube revolucionou o sistema de distribuição de filmes, com a estreia do documentário “Life in a Day”, que foi o primeiro filme a ter uma estreia na internet (a Janeiro deste ano), ao mesmo tempo que num festival de cinema, a uma escala global. Foi um acontecimento original e único que teve imediato sucesso e que já se repetiu (a 7 de Março) com o filme independente “Girl Walks Into a Bar”, a primeiro longa realizada, por Sebastian Gutierrez e protagonizado por Danny Devito, exclusivamente para circulação online.

 

São centenas os filmes gratuitos no YouTube que é possível ver, de todos géneros e gostos, desde clássicos do cinema como “Nosferatu” (1922) de Murnau “M – Matou” (1931) de Fritz Lang, passando pelos filmes de Bollywood e até filmes com Jackie Chan e Bruce Lee. Uma parte destes filmes não tem muita qualidade, mas alguns é possível ver em 720p e mesmo em 1080p, como os documentários “Home” (2009) e “First Orbit” (2011), respectivamente. Muitos dos filmes gratuitos são filmes de classe B e pouco conhecidos, mas é também uma boa oportunidade para ver alguns clássicos do cinema de Hollywood e da Europa (Murnau, Welles, Chaplin, Keaton, Grifith, Capra, entre outros).

 

Este serviço do Youtube resulta da colaboração de vários estúdios de Hollywood, como a Sony Pictures, a Warner Bros, a NBC Universal, a Lionsgate e outros independentes.

 

Filmes gratuitos no YouTube – Clique Aqui