“Virtuosas” chega à Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com novo cartaz ilustrado

“Virtuosas”, com Bruna Linzmeyer e direção de Cíntia Domit Bittar, longa-metragem tem cartaz assinado pelo ilustrador Cristiano Siqueira. As exibições na Mostra em São Paulo ocorrem nos dias 27 e 29 de outubro
Bruna Linzmeyer em "Virtuosas" Créditos: Olhar Filmes Bruna Linzmeyer em "Virtuosas" Créditos: Olhar Filmes
Bruna Linzmeyer em "Virtuosas" Créditos: Olhar Filmes

Depois da estreia no Festival do Rio, “Virtuosas” se prepara para exibições na 49.ª Mostra de Cinema Internacional em São Paulo. Com direção da catarinense Cíntia Domit Bittar, o filme é um terror que provoca o público ao transitar por diferentes gênero, promovendo uma narrativa de suspense com uma inquietude constante e sem motivo tão explícito no início, com humor ácido e um final amargo, abordando a ideia da “mulher virtuosa”, um conceito comum em contextos conservadores.

Mergulhei em uma densa pesquisa sobre o assunto, em busca de verossimilhança e solidez para a criação das personagens, dos diálogos, da estética como um todo. E, a partir desse contexto, exploro as possibilidades do terror, trabalhando com o absurdo, a ironia e a tragédia, explica a cineasta.

A produção, que se passa em um retiro VIP para mulheres que estão em busca de sua melhor versão, traz Bruna Linzmeyer, Maria Galant Juliana Lourenção no elenco principal. Linzmeyer dá vida à Virgínia, uma coach que tem como o foco o público feminino conservador e que prega sobre os valores da mulher virtuosa e seu papel na família e na sociedade. Um desconforto rapidamente se instala e, conforme o retiro avança, a tensão cresce na tela por meio do fascínio e inquietação do público diante das atitudes das personagens, surpreendendo-se com até onde podem chegar.

2560x384 RC Cinema7arte 1
Publicidade

Eu acho que a ideia de mulher virtuosa, muito conhecida no exterior como “Trad Wives”, as mulheres tradicionais, é uma leitura, uma interpretação que elas fazem do Provérbios 31, que condiz, na visão delas, com uma mulher subserviente ao marido, à família. E tudo bem, mas o problema é quando esse lado é visto como a única possibilidade de ser mulher, disse Bruna Linzmeyer durante a estreia do longa no Festival do Rio.

O filme vai provocar um debate muito necessário, porque não interessa se você é uma mulher virtuosa, o que a produção faz questão de abordar é sobre a índole dessas personagens, comentou Juliana Lorenção.

O filme, que foi filmado em Florianópolis, em Santa Catarina, ainda reúne no elenco, Sarah Motta, Brisa Marques, Nenê Borges, Fernando Bispo e participação especial de Gabriel Godoy.

É interessante e desafiador ampliar o conceito do olhar feminista para o cinema a partir do terror, já que o lugar comum disso é a mulher que sobrevive, a mulher que é possuída, a mulher que dá a luz ao demônio, a que vence o mal e por aí vai. Acredito que uma forma de contribuir é criar mulheres ambíguas, por vezes sem qualquer escrúpulo, porque são demasiadamente e monstruosamente humanas. Isso também é fortalecer mulheres no cinema, pois trazer a complexidade e a contradição é trazer humanidade. E é também colocar as personagens mulheres em foco, já que é sobre elas e não sobre algum personagem homem que está ali. Cíntia acrescenta que É empolgante ver o gênero em alta mais uma vez, comenta a diretora Cíntia Domit Bittar. 

Para as exibições na 49.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, “Virtuosas” ganhou um cartaz inédito, assinado pelo artista paulistano Cristiano Siqueira. As sessões ocorrem nos dias 27, às 21h, no CineSesc, e 29 de outubro, às 18h, no Espaço Petrobrás de Cinema – Sala 3.

Acredito que “Virtuosas” vai surpreender por apresentar um tema fresco, ainda pouco explorado na cinematografia nacional, mas muito presente e forte na vida de milhares de pessoas – que é o movimento de mulheres cristãs conservadoras de classe média, muitas inclusive já imbricadas na política institucional do país. Este é um excelente momento para colocarmos o filme na rua e afirmar o gênero como uma das principais apostas da Novelo Filmes, afirma a produtora e produtora executiva Ana Paula Mendes.

Além da estreia no Festival do Rio e as sessões na 49.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, “Virtuosas” foi premiado no programa Goes to Cannes, uma vitrine de filmes inéditos ou em pós-produção realizada pelo Marché du Film do Festival de Cannes deste ano, dentre 25 títulos de 5 países.

O longa foi um dos cinco projetos brasileiros escolhidos por meio do edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), com curadoria do Festival do Rio. O projeto foi viabilizado com recursos do edital Prêmio Catarinense de Cinema, da Lei Paulo Gustavo e do FSA. A distribuição é da Olhar Filmes.

Cartaz assinado pelo ilustrador Cristiano Siqueira
Cartaz assinado pelo ilustrador Cristiano Siqueira