O Festival Internacional de Cinema de Tóquio (TIFF), que terá lugar entre 27 de outubro e 5 de novembro, anunciou esta semana o alinhamento completo e outros destaques da sua 38.ª edição, numa conferência de imprensa levada a cabo em Tokyo Midtown Hibiya, um dos principais locais onde terá lugar o festival. Existirão sessões de cinema e eventos relacionados em Tóquio, nas zonas de Hibiya, Yurakucho, Marunouchi e Ginza.
Esta edição irá abrir com “Climbing for Life”, de Junji Sakamoto, um filme baseado na história real do lendário alpinista Tabei Junko, e encerrar com “Hamnet”, da realizadora vencedora do Óscar Chloé Zhao, um filme sobre a criação da obra prima de William Shakespeare «Hamlet».
O diretor do festival, Ando Hiroyasu, destacou, durante a conferência de imprensa, os 3 maiores focos da edição deste ano, que serão o aumento das iniciativas no âmbitos das trocas internacionais, abordar a disparidade de género através de programas de apoio ao empoderamento das mulheres e apoiar talento que transforme o futuro da indústria do cinema.
A diretora executiva do TIFFCOM, Kaori Ikeda, falou ainda sobre o TIFFCOM 2025, o evento de mercado associado ao festival, que terá a sua 22.ª edição entre 29 e 31 de outubro no edifício Hamamatsucho-kan, a curta distância dos locais onde o festival terá lugar.
Ikeda destacou o papel do mercado ao facilitar reuniões de negócios alargadas, seminários e o encontro com equipas de produção para uma seleção alargada de conteúdos (cinema, televisão, programação, animação e séries), bem como a sexta edição do Tokyo Gap Financing Market, que trará ao festival 23 filmes e projetos de animação de todo o mundo.
Ao crítico de cinema italiano, Carlo Chatrian, antigo Diretor Artístico nos festivais de cinema de Berlim e Locarno, e anteriormente anunciado como Presidesente do Júri da Competição Internacional na 38.ª edição do TIFF, juntar-se-ão como jurados o ator taiwanês Gwei Lun-Mei, o editor de cinema francês Mathieu Lacroix, o ator e realizador japonês Takumi Saitoh e a realizadora e produtora chinesa Vivian Qu.
O Júri da seção The Asian Future é composto por Ellen Y.D. Kim, do Festival Internacional de Cinema de Busan, o realizador Daishi Matsunaga e Akihiro Nishizawa, o programador responsável pelos Tokyo Theatres Co., Inc.
O Diretor de Programação do TIFF, Shôzô Ichiyama, anunciou ainda o 15 filmes escolhidos para a secção competitiva do festival, que inclui estreias de filmes de autores como Rithy Panh, Zhang Lu, Pen-Ek Ratanaruang e Chong Keat Aun. Anunciou ainda os filmes que compõem a secção Gala, World Focus, Nippon Cinema Now e a recente secção Conferência dos Estudantes de Cinema Asiáticos, bem como outras secções especiais.
O Programador Sénior Kenji Ishizaka introduziu o alinhamento da secção Asian Future e destacou os 10 filmes em competição, provenientes do Japão, Sudeste da Ásia e Irão, todos eles com estreia mundial e elegíveis para prémios. Destacou ainda o filme de abertura da secção, “Journey into Sato Tadao”, um documentário sobre o grande crítico de cinema que faleceu há três anos.
A programadora Sénior do TIFF, Andrijana Cvetkovikj, falou ainda sobre a 2.ª edição da secção Women’s Empowerment, que destacará sete filmes. Ryota Fujitsu, o conselheiro para a Programação de Animação, anunciou o alinhamento completo da secção de Animação, que terá 12 novos filmes japoneses e internacionais, incluindo “ChaO”, o vencedor do Prémio do Júri para Melhor Animação Internacional do Festival Internacional de Animação de Annecy.
Terá ainda lugar uma sessão comemorativa do 80.º aniversário de “Momotaro, Sacred Sailors” (remasterização 4K ), a primeira longa metragem de animação japonesa, um trabalho de propaganda realizador por Mitsuyo Seo produzido durante a Segunda Grande Guerra com o apoio do Ministério da Marinha.
Foram ainda anunciados os três filmes nomeados ao Prémio de Filme Ético, juntamente com o nome da presidente do júri, Elaiza Ikeda. O Prémio Akira Kurosawa será atribuído aos realizadores Sang-il Lee e Chloé Zhao, ambos presentes no festival. Haverá ainda uma sessão de conversa entre os realizadores Yoji Yamada e Sang-il Lee, cujo sucesso de bilheteiras , “Kokuh” é o candidato oficial do Japão aos Óscares.