A 8.ª edição do Moinho Cine Fest, festival internacional de cinema, realiza‑se nos dias 17, 18, 24 e 25 de abril, sempre às 21h00, no Auditório da Vila de Custóias, em Custóias, Matosinhos. A entrada é gratuita em todas as sessões.
Este ano, o festival celebra não apenas o cinema, mas também a liberdade, um valor que tem sido posto em causa em várias partes do mundo nos dias de hoje. Assinalam-se os 52 anos da Revolução do 25 de Abril, quando, em 1974, um movimento de jovens capitães pôs fim, em menos de 24 horas, a mais de quatro décadas de ditadura em Portugal, abrindo caminho à democracia e à liberdade de expressão. É essa herança de Abril que pretendemos evocar e honrar.
A seleção dos filmes desta edição – 41 filmes de 16 países, escolhidos entre 346 obras inscritas provenientes de 47 países – reflete esse espírito de liberdade. O cinema é a arte que celebra a liberdade de criar, de imaginar, de questionar e de dar voz ao que tantas vezes permanece invisível.
A partir desta edição, o Moinho Cine Fest presta também homenagem a Álvaro Martins, mestre da guitarra portuguesa e natural do Padrão da Légua, em Custóias, atribuindo o seu nome ao prémio de Melhor Filme. Com uma carreira iniciada na infância e marcada por décadas de dedicação à música, acompanhou grandes nomes do fado como Amália Rodrigues e Fernando Farinha e deixou mais de uma centena de trabalhos editados como intérprete de guitarra portuguesa, compositor e letrista. Símbolo de rigor, sensibilidade e autenticidade artística, projetou a cultura portuguesa além‑fronteiras. A atribuição do seu nome ao prémio celebra este percurso de excelência e inspira cineastas a perseguirem a mesma integridade criativa que definiu a sua obra.
O júri da 8.ª edição é composto por José Paulo Santos, professor, cineasta e programador de cinema; João Rita, diretor do Arouca Film Festival, presidente do Cine Clube de Arouca, programador e promotor de cinema português; e Maria Adrover, subdiretora do Arouca Film Festival, vice‑presidente do Cine Clube de Arouca, argumentista e jornalista. Serão atribuídos seis prémios monetários, além do pagamento de taxas de exibição a todos os filmes em competição.
A 8.ª edição do Moinho Cine Fest recebeu o Selo EFFE 2026‑2027, distinção atribuída pela European Festivals Association (EFA) com o apoio da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Este reconhecimento destaca a qualidade, o impacto cultural e o compromisso dos festivais europeus com a excelência artística.
O Moinho Cine Fest é organizado pela ANARTEM – Associação Cultural, sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues, e promovido pela Junta de Freguesia de Custóias. Conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Matosinhos e com a colaboração da ALADI – Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual, cujos utentes irão criar os troféus dos prémios Álvaro Martins – Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Filme Nacional.

