Semana Disney – Anos 60 (Tiago Resende)

semana da disney a espada era a lei 1 semana da disney a espada era a lei 2

semana da disney a espada era a lei 3

Brilhantemente realizado e cheio de personagens deslumbrantes, “A Espada era a Lei” é um filme lendário.

Na década de 60 estrearam apenas três filmes, “One Hundred and One Dalmatians” (1961), “The Sword in the Stone” (1963) e “The Jungle Book” (1967). Todos eles tiveram muito sucesso e são considerados clássicos. No entanto, só houve um que marcou a minha infância, “A Espada era a Lei”. A magia da Disney recria uma fantástica lenda medieval que fazem de “A Espada era a Lei” um filme intemporal que permanece hoje como uma das obras favoritas de sempre em todo o mundo. E para mim este é o melhor filme da década de 60, da Disney.

 

Para quem não se lembra bem da história, Wart, um jovem escudeiro aprendiz, recebe uma educação cheia de magia do Mago Merlin que o transforma num peixe, num pássaro e num esquilo para que ele possa aprender os mistérios da vida. Tais lições ajudam o nosso herói a vencer onde, durante séculos, milhares de homens corajosos falharam. Quem conseguir retirar a magnífica espada dourada cravada numa grande pedra, será coroado Rei de Inglaterra! Brilhantemente realizado e cheio de personagens deslumbrantes, “A Espada era a Lei” é um filme lendário.

 

“A Espada Era A Lei” é um excelente filme da Disney, passei horas e horas a ver este filme em VHS, quando era mais novo. Vi-o repetidas vezes, nunca me fartei de o ver. Eu sempre gostei de filmes passados na Idade Média e sempre gostei da lenda do Rei Artur, e esta versão da Disney é das melhores. Este filme destaca-se por ser dos poucos filmes de animação passados na Idade Média, ou seja, por ser um filme histórico. O que é sempre muito educativo e todas as crianças gostam de ver filmes que sejam passados em castelos, que tenham soldados e bruxas e até animais! E este filme tem isto tudo. Todas as cenas do filme são magnificas, todas as cenas de música em que Merlin aparece e faz os seus truques de feitiçaria, dando vida a todos os objectos, são fantásticas. Destaco em particular a cena inicial em que o Merlin guarda toda a mobília de sua casa numa malinha e a cena em que Artur e Merlin se transformam em esquilos. Esta última, então, é memorável!


“A Espada Era A Lei” foi a décima oitava longa-metragem de animação da Disney e o último filme estreado, enquantoWalt Disney era vivo. Walt Disney faleceu a 15 de Dezembro de 1966.

Add a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content