“A Semente do Mal”, a mais recente obra cinematográfica de Gabriel Abrantes, é a primeira incursão do realizador pelo género de terror e chega esta quinta-feira, dia 18 de janeiro, a mais de 30 salas de cinema de norte a sul do país.
O filme integra também a competição oficial da 31ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico Gérardmer, que decorre em França entre 24 e 28 de janeiro. A estreia em França está agendada para 31 de janeiro em mais de 200 salas de cinema francesas.
Protagonizado por Anabela Moreira, Alba Baptista, Carloto Cotta, Rita Blanco e pela atriz norte-americana Brigette Lundy-Paine (“Bombshell: O Escândalo”), “A Semente do Mal” segue a história de Edward (Carloto Cotta) e a sua namorada Riley (Brigette Lundy-Paine), que embarcam numa viagem ao norte de Portugal para conhecer a família há muito perdida de Edward. Ao chegar ao magnífico palacete na montanha, Edward fica encantado ao conhecer a sua mãe e irmão gémeo e ansioso por se conectar com as suas origens. No entanto, nem tudo é o que parece, e o protagonista rapidamente descobre que está ligado a eles por um monstruoso segredo.
Em “A Semente do Mal”, o realizador e argumentista encontrou no terror uma oportunidade para criar uma obra surrealista, onde aborda a temática da transgressão psicossexual no seio das relações familiares, combinando elementos do mundo fantástico com o onírico.
O filme percorre a linha entre o humor divertido e distorcido, com uma cinematografia elegante e um núcleo emocional perverso, que assenta no desconforto da relação da mãe Amélia (interpretada por Anabela Moreira e Alba Baptista) com os seus filhos. A desconstrução de estereótipos é um elemento recorrente nos filmes de Gabriel Abrantes.
Produzido pela Artificial Humors, “A Semente do Mal” traz-nos Carloto Cotta em dose dupla, nos papéis de Edward e de Manuel – o seu irmão gémeo. Carloto volta a colaborar com Gabriel Abrantes 5 anos depois do sucesso de “Diamantino“, que lhe valeu o Globo de Ouro para Melhor Ator, na categoria de Cinema.