“A Visita e Um Jardim Secreto”, documentário premiado estreia nos cinemas portugueses em novembro

A Visita e Um Jardim Secreto Irene M. Borrego A Visita e Um Jardim Secreto Irene M. Borrego

“A Visita e Um Jardim Secreto”, documentário premiado, chega aos cinemas portugueses a 16 de novembro, com estreia marcada em Lisboa, Porto, Leiria e Setúbal.

Esta é a primeira longa-metragem da realizadora espanhola Irene M. Borrego e uma coprodução da portuguesa Cedro Plátano e da espanhola 59 en Conserva. Licenciada pela EICTV, em Cuba, Irene M. Borrego estudou na London Film School e tornou-se, mais tarde, discípula de Abbas Kiarostami. Irene M. Borrego é uma das Emerging Producers do Festival Internacional de Ji.hlava. É também cofundadora e diretora da empresa produtora 59 en Conserva, dedicada à criação e promoção de cinema não ficcional no estilo arthouse.

Enquanto realizadora, Irene criou, até à data, nove curtas-metragens galardoadas (“Muebles Aldeguer”, “Vekne Hleba i Riba”, “California”, entre outros). Para além dos seus projetos pessoais, Irene produziu várias longas-metragens de colegas realizadores (“This Film is About Me”, “Dos Islas”, “El mar nos mira de lejos”).

O filme aproxima-se da figura enigmática de Isabel Santaló, pintora de relevo das vanguardas espanholas do pós-guerra, primeiro reconhecida e depois esquecida, para levantar questões sobre a memória e o esquecimento, a arte e o processo criativo, e o que significa ser mulher e ser artista, antes, como agora.

Pouco se sabe sobre a misteriosa figura de Isabel Santaló, pintora dos anos 50 e 60 que  vive num pequeno apartamento na periferia de Madrid. De vez em quando aparecem visitantes em casa. Através deles e da voz de Antonio López (“O Sol do Marmeleiro”, de Víctor Erice), o único pintor da sua geração que se lembra dela, desenha-se uma biografia surpreendente.

Depois de estrear em Portugal no DocLisboa 2022, onde conquistou dois prémios, o filme prepara-se para chegar ao público português, mais uma etapa num percurso internacional notável, onde tem arrecadado prémios do público e da crítica, o mais recente dos quais no reconhecido Festival Internacional de Cinema Documental de Yamagata, no Japão, onde venceu o Prémio de Excelência (outubro de 2023).

Durante a semana de estreia, a realizadora, Irene M. Borrego, estará em Portugal para apresentar 4 sessões especiais em Lisboa – duas no Cinema City Alvalade (16 e 17 novembro) e duas no Cinema Fernando Lopes (19 e 22 de novembro). No dia 21 de novembro, a realizadora estará no Porto, para uma sessão especial no Cinema Trindade e no dia de 23 de novembro, em Coimbra, na Casa do Cinema.

Skip to content