4   +   2   =  

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana bateu um novo recorde ao convidar 744 novos membros, oriundos de 57 países, ultrapassando os 683 convidados em 2016 e os 322 em 2015.

A Academia tem sido pressionada a diversificar os seus membros, para incluir mais mulheres e pessoas de cor, desde o polémico #OscarsSoWhite, que abalaram a Academia. Em 2016, 92% eram brancos e 75% masculinos. Com esta nova aquisição de membros, a Academia confirma que 39% são mulheres e 30% não-brancos. As idades dos membros vão desde os 19 aos 95 anos. Esta novo grupo de membros muda os dados demográficos atuais da Academia para cerca de 87% de brancos e 72% de homens, uma melhoria positiva em relação aos seus números de há cinco anos. Os Óscares, evento organizado anualmente pela Academia, pretendem tornar-se num símbolo de igualdade, mesmo com todas as polémicas dos últimos anos.

O processo de adesão à Academia é por patrocínio e não por candidatura. Os candidatos devem ser patrocinados (atualmente existem 17 patrocinadores) por dois membros da Academia para a qual o candidato solicita a admissão. Quem for nomeado para um Óscar fica automaticamente considerado para membro e não requerer de patrocinadores. O Conselho de Administração decide quais os indivíduos que recebem convites.

Os convites ainda têm de ser aceites pelos visados das várias áreas, desde atores, realizadores, argumentistas, diretores de fotografia, produção, etc. Entre os convidados encontra-se um português, o cineasta Pedro Costa, autor de “Cavalo Dinheiro” (2014), “Juventude em Marcha” (2006) e “Ossos” (1997).

Entre os realizadores consta na lista nomes como Barry Jenkins, Tom Ford, Kim Ki-duk, Kleber Mendonça Filho, Guy Ritchie, Takashi Miik, Brillante Mendoza, Joseph Russo, Hannes Holm, Jessica Hausner, Cate Shortland, Alejandro Jodorowsky entre outros. Na categoria de Documentário encontram-se Gianfranco Rosi, Ezra Edelman, John Davey, Janus Billeskov Jansen, Audrey Marrs, por exemplo. Entre os atores convidados encontram-se por exemplo: Debbie Allen, Dwayne Johnson, Naomie Harris, Leila Hatami, Lucas Hedges, Leslie Jones, Amanda Seyfried, Omar Sy, Janelle Monáe, Jon Hamm, Kristen Stewart, Adam Driver e Justin Timberlake. Consulta aqui a lista completa.

Fonte: Academia