academia 2017 1 39

Academia de Hollywood convidou 744 novos membros

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana bateu um novo recorde ao convidar 744 novos membros, oriundos de 57 países, ultrapassando os 683 convidados em 2016 e os 322 em 2015.

A Academia tem sido pressionada a diversificar os seus membros, para incluir mais mulheres e pessoas de cor, desde o polémico #OscarsSoWhite, que abalaram a Academia. Em 2016, 92% eram brancos e 75% masculinos. Com esta nova aquisição de membros, a Academia confirma que 39% são mulheres e 30% não-brancos. As idades dos membros vão desde os 19 aos 95 anos. Esta novo grupo de membros muda os dados demográficos atuais da Academia para cerca de 87% de brancos e 72% de homens, uma melhoria positiva em relação aos seus números de há cinco anos. Os Óscares, evento organizado anualmente pela Academia, pretendem tornar-se num símbolo de igualdade, mesmo com todas as polémicas dos últimos anos.

O processo de adesão à Academia é por patrocínio e não por candidatura. Os candidatos devem ser patrocinados (atualmente existem 17 patrocinadores) por dois membros da Academia para a qual o candidato solicita a admissão. Quem for nomeado para um Óscar fica automaticamente considerado para membro e não requerer de patrocinadores. O Conselho de Administração decide quais os indivíduos que recebem convites.

academia 2017 2 40

Os convites ainda têm de ser aceites pelos visados das várias áreas, desde atores, realizadores, argumentistas, diretores de fotografia, produção, etc. Entre os convidados encontra-se um português, o cineasta Pedro Costa, autor de “Cavalo Dinheiro” (2014), “Juventude em Marcha” (2006) e “Ossos” (1997).

Entre os realizadores consta na lista nomes como Barry Jenkins, Tom Ford, Kim Ki-duk, Kleber Mendonça Filho, Guy Ritchie, Takashi Miik, Brillante Mendoza, Joseph Russo, Hannes Holm, Jessica Hausner, Cate Shortland, Alejandro Jodorowsky entre outros. Na categoria de Documentário encontram-se Gianfranco Rosi, Ezra Edelman, John Davey, Janus Billeskov Jansen, Audrey Marrs, por exemplo. Entre os atores convidados encontram-se por exemplo: Debbie Allen, Dwayne Johnson, Naomie Harris, Leila Hatami, Lucas Hedges, Leslie Jones, Amanda Seyfried, Omar Sy, Janelle Monáe, Jon Hamm, Kristen Stewart, Adam Driver e Justin Timberlake. Consulta aqui a lista completa.

Fonte: Academia

Skip to content