O BEAST – Festival Internacional de Cinema regressa ao Porto entre 28 de setembro a 6 de outubro, para nove dias de um festival que pretende “tornar o Porto no centro da cultura contemporânea da Europa de Leste com uma vasta programação de filmes, masterclasses, oficinas e várias atividades em paralelo.”

A cinematografia da Lituânia, desde a conquista da independência, será o ponto essencial do programa da 3.ª edição do BEAST, que contará com um ciclo que integrará as estreias nacionais de “Wonderful Losers”, do aclamado documentarista Arunas Matelis. O realizador estará no Porto para apresentar e comentar a sessão.

O foco na cinematografia lituana incluirá ainda uma retrospectiva integral da obra de Aistė Žegulytė, e um ciclo de cinema restaurado que recupera alguns dos mais interessantes filmes da história do cinema local, que mostrará obras de Henrikas Sablevicius, Edmundas Zubavicius, Algimantas Maceina, Arūnas Žebriūnas ou Deimantas Narkevicius.

O programa do BEAST, que conta com mais de 20 filmes, vai ter ainda direito a uma homenagem ao lituano-americano Jonas Mekas. No Porto serão exibidos, “Walden”, “Reminiscences of a Journey to Lithuania” e “Out-Takes from the Life of a Happy Man”.

O filme de abertura será “Summer Survivors”, de Marija Kavtaradze, um road-movie que acompanha a jornada de uma jovem psiquiatra até a uma clínica na beira-mar, apresentando um retrato próximo e humano sobre a doença mental. Já para fechar o foco no cinema da Lituânia, foi dada carta branca a Baltic Waves, “que constrói uma narrativa sobre a sua própria história apresentando duas obras das primeiras edições e duas de anos mais recentes.”

“Na secção Visegrad Film Hub, a Polónia, Eslováquia, República Checa e Hungria voltam a ter lugar cativo com sessões de longa e curta-metragem no “V4 Screenings: New Talents” e uma série de aulas e oficinas interdisciplinares que pretendem munir profissionais do sector audiovisual e de outras áreas com competências em artes e tecnologias (pós)digitais. Também da Polónia chegam 3 sessões de filmes de “Cinema Polaco para Principiantes” comentados por críticos de arte e jornalistas convidados.”

O BEAST vai decorrer no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes, Biblioteca Municipal Almeida Garrett e terá ainda eventos paralelos como masterclasses, oficinas, concertos e outros eventos em vários espaços da cidade do Porto.

Programa
Summer Survivors, Marija Kavtaradze, 2018
Wonderful Losers, Arunas Matelis, 2018

Director Focus
Animus Animalis (A Story About People, Animals and Things), Aiste Zegulyte, 2018
Vita, Aiste Zegulyte, 2010
To Have or to Be, Aiste Zegulyte, 2011
Nidai, Aiste Zegulyte, 2011
Nikodemas, Aiste Zegulyte, 2012
Identities, Aiste Zegulyte, 2014

Jonas Mekas Tribute
Walden, Jonas Mekas, 1968, EUA/Lituânia
Reminiscences of a Journey to Lithuania, Jonas Mekas, 1972, Reino Unido/Lituânia
Out-Takes from the Life of a Happy Man, 
Jonas Mekas, 2012, EUA/Lituânia

Festival Visit: Baltic Waves
The Last Day of School, Gabriele Urbonaite, 2018
By The Pool, Laurynas Bareisa, 2017
Easily and Sweetly, Ignas Miskinis, 2004
Trolleybus City, Giedre Beinoriute, 2002

Retrospective Heritage
We Fear No Enemy, Edmundas Zubavicius, 1978
We Were At Our Own Field, Henrikas Sablevicius, 1988
Europa 54° 54′ – 25° 19′, Deimantas Narkevicius, 1997
Black Box, Algimantas Maceina, 1994
Walnut Bread, Arunas Zebriunas, 1978

Fonte: BEAST