Foi hoje anunciada, em conferência de imprensa, a seleção oficial da 69ª edição do Festival de Cannes que terá lugar de 11 a 22 de maio. A selecção oficial a competir pela Palma de Ouro trás de volta conceituados realizadores como Woody Allen, Xavier Dolan, os irmãos belgas Dardenne, Jim Jarmusch, Ken Loach, Chan-Wook Park, Brillante Mendoza, Sean Penn e muitos outros.
“Julieta” de Pedro Almodóvar, “La Fille Inconnue” de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, “Juste La Fin du Monde (It’s Only the end of the World)” de Xavier Dolan, “Paterson” de Jim Jarmusch, “I, Daniel Blake” de Ken Loach, “Agassi (The Handmaiden)” de Chan-Wook Park, “Ma’ Rosa” de Brillante Mendoza e “Bacalaureat” de Cristian Mungiu são alguns dos filmes da Competição Oficial mais aguardados desta edição de Cannes.
Na secção Un Certain Regard estão em competição dezassete filmes, dos quais sete são primeiras longas-metragens. Destacamos “After the Storm“ do japonês Hirokazu Kore-eda e “Captain Fantastic“ do americano Matt Ross.
“Money Monster” de Jodie Foster, “Disney’s The BFG” de Steven Spielberg, “Exil” de Rithy Panh e “La Mort de Louis XIV (The Las Days of Louis XIV)” de Albert Serra (que conta com Jean Pierre Léaud, José Wallenstein, Filipe Duarte, entre outros, co-produzido pela portuguesa Rosa Filmes) são alguns dos filmes que foram seleccionados para fora de competição no Festival de Cannes.
O filme de abertura do certame será “Café Society“, o novo filme de Woody Allen. O filme, que se encontrará fora de competição, conta a história de um jovem (Jesse Eisenberg – “A Rede Social“) que chega a Hollywood durante a década de 30, ambicionando trabalhar na indústria cinematográfica, e se apaixona por uma jovem rapariga (Kristen Stewart “Crepúsculo”), acabando involvendo-se na café society, uma sociedade reservada constituida por estrelas de cinema e celebridades que prezavam a sua privacidade. “Café Society” conta ainda com a participação de Blake Lively, Parker Posey e Steve Carell. Do outro lado da câmara, encontra-se ainda Vittorio Storaro, o famoso diretor de fotografia de Apocalypse Now e o Último Imperador.”Café Society” é o 46º filme de Woody Allen.
A cerimónia de abertura do 69º Festival de Cannes está marcada para o dia 11 de maio, tendo o comediante Laurent Lafitte como mestre de cerimónias. O Júri das longas-metragens será presidido pelo realizador, argumentista e produtor australiano George Miller, e a realizadora japonesa Naomi Kawase será a presidente do Júri da Cinéfondation e das Curtas-metragens.
Fora de Competição – Filme de Abertura
Café Society, de Woody Allen (EUA)
Competição Oficial
Toni Erdmann, de Maren Ade (Alemanha)
Julieta, de Pedro Almodóvar (Espanha)
American Honey, de Andrea Arnold (Reino Unido)
Personal Shopper, de Olivier Assayas (França)
La Fille Inconnue, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Bélgica)
Juste La Fin du Monde (It’s Only the end of the World), de Xavier Dolan (Canadá)
Ma Loute (Slack Bay), de Bruno Dumont (França)
Mal de Pierres, de Nicole Garcia (França)
Rester Vertical, de Alain Guiraudie (França)
Paterson, de Jim Jarmusch (EUA)
Aquarius, de Kleber Filho Mendonça (Brasil)
I, Daniel Blake, de Ken Loach (Reino Unido)
Ma’ Rosa, de Brillante Mendoza (Filipinas)
Bacalaureat, de Cristian Mungiu (Roménia)
Loving, de Jeff Nichols (EUA)
Agassi (The Handmaiden), de Chan-Wook Park (Coreia do Sul)
The Last Face, de Sean Penn (EUA)
Sieranevada, de Cristi Puiu (Roménia)
Elle, de Paul Verhoeven (Holanda)
The Neon Demon, de Nicolas Winding Refn (Dinamarca)
Un Certain Regard
Varoonegi (Inversion), de behnam Behzadi (Irão)
Apprentice, de Junfeng Boo (Singapura)
Voir du Pays (The Stopover), de Delphine Coulin, Murel Coulin (França)
La Danseuse (The Dancer), de Stéphanie Di Giusto (França)
Eshtebak (Clash), de Mohamed Diab (Egito)
La Tortue Rouge (Red Turtle), de Michael Dudok De Wit (Holanda)
Funchi ni Tatsu (Harmonium), de Kôji Fukada (Japão)
Omor Shakhsiya (Personal Affairs), de Maha Haj (Israel)
Me’ever Laharim Vehagvaot (Beyond the Mountains and Hills), de Eran Kolirin (Israel)
After the Storm, de Hirokazu Kore-eda (Japão)
Hymyileva Mies (The Happiest day in the life of Olli Maki), de Juho Kuosmanen (Finlândia)
La Larga Noche de Francisco Sanctis (Francisco Sanctis’s Long Night), de Francisco Márquez, Andrea Testa (Argentina)
Caini (Dogs), de Bogdan Mirica (Roménia)
Pericle il Nero, de Stefano Mordini (Itália)
The Transfiguration, de Michael O’Shea (EUA)
Captain Fantastic, de Matt Ross (EUA)
Uchenik (The Student), de Kirill Serebrennikov (Rússia)
Fora de Competição
The Nice Guys, de Shane Black (EUA)
Money Monster, de Jodie Foster (EUA)
Goksung, de Hong-Jin Na (Coreia do Sul)
Disney’s The BFG, de Steven Spielberg (EUA)
Sessões da Meia-Noite
Gimme Danger, de Jim Jarmusch (EUA)
Bu-San-Haeng (Train to Busan), de Sang-Ho Yeon (Coreia do Sul)
Sessões Especiais
L’Ultima Spiaggia (The Last Resort), de Thanos Anastopoulos (Grécia) e Davide Del Degan (Itália)
Hissein Habré, Une Tragédie Tchadienne (Hissein Habré, A Chadian Tragedy), de Mahamat-Saleh Haroun
Exil, de Rithy Panh (Cambodja)
La Mort de Louis XIV (The Las Days of Louis XIV), de Albert Serra (Espanha)
Le Cancre, de Paul Vecchiali (França)