Skip to content

Cannes 2017: Claudia Cardinale é a imagem da 70ª edição

cannes 2017 2 1 cannes 2017 2 2

A organização do festival revelou hoje o cartaz oficial da a 70ª edição do Festival de Cannes, que irá decorrer de 17 a 28 de maio de 2017. A atriz italiana Claudia Cardinale foi escolhida para ser a imagem do cartaz oficial de Cannes 2017, “cheia de alegria, liberdade e ousadia”, que promete celebrar em tons vermelhos e dourados apaixonantes.

“Ela dança, ela ri, ela vive!” é assim que a direcção do festival vê Cardinale, uma imagem de uma atriz aventureira, mulher independente e ativista social. “Estou honrada e orgulhosa por ter sido escolhida para transportar as cores da 70ª edição do Festival de Cannes”, diz Claudia Cardinale.

Nascida em 1938, Claudia Cardinale estreou-se no cinema em 1958 na comédia italiana “Gangsters Falhados” de Mario Monicelli. Seguiu-se uma carreira com mais de 100 filmes, tendo a década de 1960 sido o seu auge, trabalhando em filmes como: “Rocco e os Seus Irmãos” (1960), “O Leopardo” (1963), “Fellini 8½” (1963), “Os Profissionais” (1966), “Aconteceu no Oeste” (1968), por exemplo. Seguiram-se outros filmes em que se destacou como por exemplo, “Casamento por Procuração” (1971), “Fitzcarraldo” (1982), “Henrique IV” (1984), “Claretta” (1984), “O Meu Filho” (2009) e “O Gebo e a Sombra” (2012 – a última longa-metragem de Manoel de Oliveira).

banners maio 2025 2 3
Publicidade

Cardinale trabalhou com alguns dos melhores realizadores do seu tempo, como Sergio Leone, Luchino Visconti, Werner Herzog, Luigi Zampa, Marco Bellocchio, Claude Lelouch e Manoel de Oliveira.

Enquanto se aguarda pela divulgação da selecção oficial da 70ª edição, sabe-se que o realizador Pedro Almodóvar será o presidente do júri, a atriz Monica Bellucci será a mestre de cerimónias e o realizador Cristian Mungiu será o presidente do júri da Cinéfondation e das Curtas-Metragens.

cannes 2017 1 4