Cannes 2019: “Era Uma Vez em… Hollywood”, de Tarantino, confirmado na Selecção Oficial

Once Upon a Time in Hollywood 2019 3 1 Once Upon a Time in Hollywood 2019 3 2

Foi hoje confirmado pela organização da 72.ª edição do Festival de Cannes, que irá acontecer de 14 a 25 de maio de 2019, a estreia de “Era Uma Vez em… Hollywood” (“Once Upon A Time in Hollywood”), de Quentin Tarantino, e “Mektoub, My Love: Intermezzo”, de Abdellatif Kechiche, ambos na Selecção Oficial.

“Estávamos com medo de que o filme não estivesse pronto, já que não estaria pronto até o final de julho, mas Quentin Tarantino, que não saiu da sala de edição durante quatro meses, é realmente uma criança, leal e pontual de Cannes! Assim como “Inglourious Basterds”, ele estará definitivamente no festival, 25 anos depois da Palma de Ouro para “Pulp Fiction” – com um filme terminado a ser exibido em 35mm e com um elenco de luxo (Leonardo DiCaprio, Margot Robbie, Brad Pitt). O seu filme é uma carta de amor à Hollywood da sua infância, uma turnê de rock de 1969 e uma ode ao cinema como um todo.”

“Além de agradecer a Quentin Tarantino e à sua equipa, por passarem dias e noites na sala de edição, o Festival quer agradecer especialmente à equipa da Sony Pictures, que tornou tudo isso possível.”, lê-se no comunicado do Festival de Cannes.

banner slider 2024 header 3 3

Numa entrevista recente dada ao Screen Daily, por Thierry Frémaux, diretor geral do Festival de Cinema de Cannes, este afirmava ter visto grande parte do filme e sabia que ia ser difícil para Tarantino terminar o filme a tempo. “Está programado para estrear em julho. Estará pronto com dois meses de antecedência? Ele quer vir a Cannes, o estúdio quer que ele venha a Cannes. Eu adoraria que ele viesse e eu sei que ele está a trabalhar muito, mas eu não sei, ele não sabe e o estúdio não sabe.”. Mas hoje foi confirmada a sua integração na selecção oficial.

O argumento de “Era Uma Vez em… Hollywood”, que levou cinco anos a escrever, é ambientado em 1969, em Los Angeles. DiCaprio dá vida a Rick Dalton, uma estrela do western televisivo que encontra muitas complicações para fazer a transição para o cinema. Por sua vez, Brad Pitt é Cliff Booth, duplo de Dalton e o seu melhor amigo. Brad Pitt, Leonardo DiCaprio, Margot Robbie, Luke Perry (falecido a 4 de março de 2019), Timothy Olyphant, Dakota Fanning, Al Pacino, Tim Roth, Emile Hirsch e Kurt Russell integram o elenco. “Era Uma Vez em… Hollywood”, que terá custado cerca de cem milhões de dólares, é um dos filmes mais aguardados de 2019, que deverá estrear nas salas de cinema portuguesas a 8 de agosto.

O segundo filme a juntar-se à conquista da Palma de Ouro é o novo filme do realizador franco-tunisiano Abdellatif Kechiche, “Mektoub, My Love: Intermezzo”. Seis anos depois de vencer a Palma de Ouro por “A Vida de Adèle” (2013), o realizador regressa a Cannes com um novo trabalho. “Eu vi o filme na quinta-feira passada, enquanto estava a ser editado (…) Mas vai ser concluído e o realizador diz que serão quatro horas de duração. E exibido no final do Festival para que o DCP tenha tempo de chegar lá. (…) A base para esta narrativa da saga e retrato extraordinário da juventude francesa nos anos 90 foi colocada em seu Canto Uno, e será um prazer ver seu elenco novamente.”, afirmou Thierry Frémaux. Este filme surge na sequência de “Mektoub, Meu Amor: Canto Primeiro” (2017), estreado no Festival de Veneza.

Tarantino e Kechiche juntam-se assim a realizadores como Jim Jarmusch, Pedro Almodóvar, Terrence Malick, Xavier Dolan, os irmãos Dardenne, Ken Loach, Kleber Mendonça Filho Corneliu Porumboiu, entre outros.

Skip to content