72ª edição do Festival de Cannes terminou no passado dia 25 de maio, com a atribuição da Palma de Ouro a “Parasite”, do cineasta sul-coreano Bong Joon-Ho, um filme que explora os temas das desigualdades na sociedade e da complexa coexistência das classes. As distribuidoras portuguesas já adquiriram alguns dos principais vencedores em Cannes, garantindo assim as suas estreias em Portugal. “Parasite” terá estreia em Portugal no último trimestre do ano, pela Alambique Filmes.

A Alambique vai distribuir ainda mais cinco filmes: “Les Misérables”, a primeira longa-metragem de Ladj LY, vencedora do Prémio do Júri do festival, retrata as relações entre policia e moradores dos subúrbios em França; “Little Joe”, o novo filme da realizadora austríaca Jessica Hausner (depois de “Lourdes” e “Amor Louco”), recebeu o Prémio de Interpretação Feminina para a atriz principal Emily Beecham; “Il Traditor”, do realizador italiano Marco Bellocchio explora um novo episódio da história do seu país com o retrato de Tommaso Buscetta, antigo membro arrependido da máfia; “Matthias and Maxime”, do realizador Xavier Dolan, premiado no festival pelos filmes “Mamã” e “Tão Só o Fim do Mundo”, regressa com uma nova longa-metragem que explora os temas da amizade e da identidade. A distribuidora adquiriu ainda recentemente os direitos do filme “Give Me Liberty”, de Kirill Mikhanovsky, apresentado na Quinzena dos Realizadores.

A Midas Filmes irá estrear em Portugal cinco filmes da Selecção Oficial de Cannes: Portrait de la Jeune Fille en Feu”, de Céline Sciamma, que venceu o Prémio Melhor Argumento; It Must Be Heaven”, de Elia Suleiman, que venceu o Prémio da Crítica (Fipresci) e uma Menção Especial do Júri; La Cordillera de los Sueños”, terceiro filme da trilogía de Patricio Guzmán, que venceu o Prémio Melhor Documentário (L’Oeil d’Or). A Midas vai estrear também os filmes Roubaix, une Lumière” de Arnaud Desplechin, e Frankie”, de Ira Sachs, co-produção da O Som e a Fúria e rodado em Sintra, protagonizado por Isabelle Huppert e muito aplaudido pela crítica nacional e internacional. 

A Pris Audiovisuais vai distribuir o novo filme de Pedro Almodóvar, “Dor e Glória”, muito aplaudido em Cannes e vencedor do Prémio de Melhor Ator (Antonio Banderas). o filme estreia nos cinemas nacionais a 5 de setembro.

A NOS Audiovisuais já anunciou a estreia de “Os Mortos Não Morrem”, de Jim Jarmusch, filme de abertura da 72.ª edição de Cannes que também competiu pela Palma de Ouro.