O novo filme do cineasta independente Jim Jarmusch, “The Dead Don’t Die”, vai abrir a 72.ª edição do festival de Cannes, a 14 de maio, no Grand Théâtre Lumière.

“The Dead Don’t Die” é o primeiro filme da competição à Palma de Ouro a ser confirmado e é uma estreia do realizador no género de terror, que promete ser “o maior elenco de zombies já reunido”, contando com: Bill Murray, Adam Driver, Tilda Swinton, Chloë Sevigny, Steve Buscemi, Danny Glover, Caleb Landry Jones, Rosie Perez, Iggy Pop, Selena Gomez, RZA, Sara Driver, Mordomo de Austin, Luka Sabbat, Eszter Balint, Carol Kane e Tom Waits. O filme também reúne muitos dos colaboradores frequentes de Jarmusch, incluindo o diretor de fotografia Frederick Elmes e o editor Affonso Gonçalves.

Esta comédia negra sobre zombies, que é também uma homenagem ao filme de culto de George Romero, “A Noite dos Mortos Vivos”, mas também uma homenagem ao próprio cinema, é a décima terceira longa-metragem do realizador norte-americano, conhecido por filmes como “Para além do Paraíso” (1984), “Homem Morto” (1995), “Café e Cigarros” (2003) ou “Flores Partidas” (2005).

Desde “Para além do paraíso” (1984), vencedor do Golden Camera no Festival de Cannes, que o cineasta tem marcado presença regular no festival francês. Venceu em 2005, com “Flores Partidas”, o Grande Prémio do Júri, e tem visto frequentemente os seus filmes a competirem pela Palma de Ouro.

O realizador Alejandro González Iñárritu vai ser o Presidente do Júri da secção competitiva e a realizadora Nadine Labaki vai presidir a secção Un Certain Regard. A selecção oficial será anunciada no dia 18 de abril. A 72.ª edição do Festival de Cannes realiza-se de 14 a 25 de maio.