cannes-film-festival-2

Cannes 2021: Festival poderá ser adiado até julho

O Festival de Cannes, que por norma acontece em maio, vai realizar-se em 2021, mas poderá ser adiado para o fim de junho ou julho devido à pandemia da COVID-19, informaram os organizadores. Em 2020 o festival foi, primeiro, adiado e depois cancelado devido à pandemia.

Este ano a organização, que já tem datas para a 74.ª edição, de 11 a 22 de maio, está seriamente a ponderar adiar o evento cinematográfico do ano. Segundo a Variety, os organizadores já desistiram de realizar o festival em maio, apesar de não ter havido até ao momento nenhum anúncio oficial. “No entanto, estamos a esperar por mais à frente neste início de ano para avaliar a situação global em relação à pandemia. Se não melhorar, trabalharemos em novas datas, do final de junho ao final de julho. Mas o Festival vai acontecer este ano.”, disse um porta-voz do certame.

No ano passado festivais como a Berlinale, Veneza e TIFF aconteceram na mesma com a pandemia. No entanto, o Festival de Berlim já anunciou que a edição de 2021 será dividida em duas fases: a primeira será online em março e a segunda será presencial em junho. As plataformas da indústria European Film Market, Berlinale Co-Production Market, Berlinale Talents e World Cinema Fund darão início à 71.ª Berlinale em março com uma oferta online. Em junho, haverá um evento de verão com inúmeras exibições de filmes para o público – em cinemas e ao ar livre. “A divisão permite manter os dois pilares de sustentação: mercado de cinema e festival.”

A organização do Festival de Cannes deverá anunciar nas próximas semanas a sua decisão quanto à data da 74.ª edição: se na primeira quinzena de julho, ou na segunda quinzena de julho, ou na segunda quinzena de agosto.

Skip to content