Triangle-of-Sadness-2022-1

Cannes 2022: Alambique estreia em Portugal vencedor da Palma de Ouro

A distribuidora Alambique Filmes anunciou que irá estrear nas salas de cinema nacionais quatro filmes que passaram pela 75.ª edição do Festival de Cannes, que terminou no passado dia 28 de maio. Entre as estreias encontram-se o vencedor da Palma de Ouro, o Prémio de Melhor Realizador e o de Melhor Ator.

Pelo terceiro ano consecutivo a Alambique distribui nos cinemas em Portugal o vencedor da Palma de Ouro, que este ano foi atribuída ao cineasta sueco Ruben Östlund, pelo filme “Triangle of Sadness”. A distribuidora tinha já estreado em Portugal as Palmas de Ouro “Titane” (2021) e “Parasitas” (2019).

Depois de “O Quadrado” (2017), Östlund arrecada a sua segunda Palma de Ouro em Cannes, agora com “Triangle of Sadness”, uma sátira social sobre o mundo da moda e das aparências e uma crítica à classe alta, dos ricos.

Na cerimónia de entrega dos prémios presidida por Vincent Lindon, o realizador sueco declarou: “Queríamos que depois da exibição as pessoas saíssem juntas e tivessem algo para conversar”… “Todos nós concordamos que o singular do cinema é que assistimos juntos. Portanto, temos que guardar algo para conversar, mas também temos de nos divertir.”

Segundo o Deadline: “Triangle Of Sadness é uma declaração de missão sobre igualdade: que ela não existe, que não pode existir, que no momento em que a calamidade trouxer a queda dos principais cães, novos malditos os substituirão e se comportarão exatamente da mesma maneira. Triangle Of Sadness é amargo e inteligente.”

Decision-to-Leave-2022-1
“Decision to Leave”, de Park Chan-wook (2022, Coreia do Sul)

Ainda sem anunciar as datas de estreia, a Alambique vai também levar às salas de cinema nacionais mais dois filmes premiados e apresentados em competição oficial do festival: “Decision to Leave”, realizado por Park Chan-wook, vencedor do Prémio de Melhor Realizador; e “Broker”, de Hirokazu Kore-Eda, vencedor do Prémio de Melhor Ator para Song Kang Ho.

A distribuidora adquiriu também os direitos do filme “Rodeo”, a primeira longa-metragem da francesa Lola Quivoran, da secção Un Certain Regard.

Broker-2022-1
“Broker”, de Hirokazu Kore-Eda (2022, Coreia do Sul)

Este mês, a Alambique vai estrear “Recreio”, a primeira longa-metragem da realizadora belga Laura Wandel, um drama apresentado no Festival de Cannes 2021, e vencedor do prémio FIPRESCI da secção Un Certain Regard. Estreia nos cinemas a 23 de Junho.

“Nora, de 7 anos, e o seu irmão mais velho Abel regressam à escola. Quando Nora vê Abel a ser intimidado por outras crianças, apressa-se a protegê-lo alertando o pai. Mas Abel obriga-a a guardar segredo. Tomada por um conflito de lealdade, Nora acabará por tentar encontrar o seu lugar, dividida entre os mundos das crianças e dos adultos. Um mergulho imersivo, à altura das crianças, no mundo da escola (..)”. 

Skip to content