Skip to content

Cannes 2023: Seleção Oficial

76.ª edição do Festival de Cannes, 2023 76.ª edição do Festival de Cannes, 2023

Thierry Frémaux, delegado-geral do Festival de Cannes, revelou esta manhã em conferência de imprensa a selecção oficial da 76.ª edição do Festival de Cannes, que irá acontecer de 16 a 27 de maio de 2023. A seleção oficial desta edição trás de volta conceituados cineastas como Wes Anderson, Aki Kaurismaki, Kore-eda Hirokazu, Nanni Moretti, Alice Rohrwacher, Nuri Bilge Ceylan, Martin Scorsese, Ken Loach, Todd Haynes e Wim Wenders.

O programa deste ano demonstra também uma certa abertura no sentido de ser mais inclusivo, fazendo desta 76.ª edição a que tem maior representatividade de mulheres cineastas. Tendo sido criticada no passado por não incluir mulheres na sua programação, a organização do Festival de Cannes inclui agora seis filmes de mulheres: “Club Zero”, de Jessica Hausner, “Last Summer”, de Catherine Breillat, “Anatomie d’une chute”, de Justine Triet, “Banel et Adama”, de Ramata-Toulaye Sy e “Olfa’s Daughters”, de Kaouther Ben Hania. Destes, apenas Ramata-Toulaye Sy e Ben Hania são estreantes na competição oficial.

A secção competitiva conta com 19 longas-metragens, das quais destacamos: “Asteroid City”, de Wes Anderson, “Fallen Leaves”, de Aki Kaurismaki, “Monster”, de Kore-eda Hirokazu, “Il Sol Dell’Avvenire”, de Nanni Moretti, “La Chimera”, de Alice Rohrwacher, “About Dry Grasses”, de Nuri Bilge Ceylan, “Firebrand”, de Karim Ainouz, “The Old Oak”, de Ken Loach, “Perfect Days”, de Wim Wenders, e “Jeunesse”, de Wang Bing.

banner horizontal 2025 5 1
Publicidade

Há um filme português em competição, na secção Un Certain Regard, “A Flor do Buriti”, da realizadora brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza. Este é o segundo filme realizado em conjunto por Renée e João, que regressam a Cannes depois de em 2018 terem estreado o seu primeiro filme a dois “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”. “A Flor do Buriti” foi rodado durante quinze meses na terra indígena Kraholândia, no Brasil, e foca-se no povo indígena Krahô.

Competem juntamente com mais 16 filmes na secção Un Certain Regard, que inclui filmes como: “Le Regne Animal”, de Thomas Cailley, “Simple Comme Sylvain”, de Monia Chokri, ou “The Breaking Ice”, de Anthony Chen.

Nos últimos dias o Festival de Cannes já tinha revelado alguns filmes de peso a serem apresentados nesta edição, como o “Killers of the Flower Moon”, o novo filme de Martin Scorsese, que regressa a Cannes com um filme 38 anos depois de ter ganho o prémio de melhore realização com “Nova Iorque Fora de Horas” (1985). Também foram anunciados antecipadamente as estreias muito aguardadas do último filme de Harrison Ford no papel do aventuroso arqueólogo, em “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, o quinto filme da saga, e a curta-metragem de Pedro Almodóvar, “Estranha Forma de Vida”, com Pedro Pascal, Ethan Hawke e José Condessa.

O filme de abertura do certame já era também conhecido e será “Jeanne Du Barry”, o drama histórico realizado por Maiwenn, que marca o regresso de Johnny Depp ao cinema. É a sexta longa-metragem da realizadora e atriz francesa, que venceu o Prémio do Júri em Cannes em 2011, por “Polissia”O filme também conta também no elenco com Louis Garrel, Pierre Richard, Noémie Lvovsky, India Hair, Benjamin Lavernhe, Pascal Greggory e Melvil Poupaud.

O realizador sueco Ruben Östlund será o Presidente do Júri da secção competitiva da 76.ª edição do Festival de Cannes, que irá realizar-se de 16 a 27 de maio de 2023.

Competição Oficial

Club Zero, de Jessica Hausner
Asteroid City, de Wes Anderson
The Zone of Interest, de Jonathan Glazer
Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki
Les Filles D’Olfa, de Kaouther Ben Hania
Anatomie D’une Chute, de Justine Triet
Monster, de Kore-eda Hirokazu
Il Sol Dell’Avvenire, de Nanni Moretti
La Chimera, de Alice Rohrwacher
About Dry Grasses, de Nuri Bilge Ceylan
L’Ete Dernier, de Catherine Breillat
The Passion of Dodin Bouffant, de Tran Anh Hung
Rapito, de Marco Bellocchio
May December, de Todd Haynes
Firebrand, de Karim Ainouz
The Old Oak, de Ken Loach
Perfect Days, de Wim Wenders
Banel Et Adama, de Ramata-Toulaye Sy
Jeunesse, de Wang Bing

Un Certain Regard

Los Delincuentes, de Rodrigo Moreno
How to Have Sex, de Molly Manning Walker
Goodbye Julia, de Mohamed Kordofani
Crowra, de João Salaviza & Renée Nader Messora
Simple Comme Sylvain, de Monia Chokri
Kadib Abyad, de Asmae EL Moudir
Los Colonos, de Felipe Galvez
Augure, de Baloji Tshiani
The Breaking Ice, de Anthony Chen
Rosalie, de Stéphanie Di Giusto
The New Boy, de Warwick Thornton
If Only I Could Hibernate, de Zoljargal Purevdash
Hopeless, de Kim Chang-hoon
Terrestrial Verses, de Ali Asfari & Alireza Khatami
Rien a Perdre, de Delphine Deloget
Les Meutes, de Kamal Lazraq
Le Regne Animal, de Thomas Cailley

Fora de Competição

Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese
The Idol, de Sam Levinson
Cobweb, de Kim Jee-woon
Indiana Jones and the Dial of Destiny, de James Mangold
Jeanne du Barry, de Maiwenn

Sessões da Meia-Noite

Omar la Fraise, de Elias Belkeddar
Kennedy, de Anurag Kashyap
Acide, de Just Philippot

Sessões Especiais

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonca Filho
Anselm, de Wim Wenders
Occupied City, de Steve McQueen
Man in Black, de Wang Bing

Cannes Premiere

Le Temps D’Aimer, de Katell Quillevere
Cerrar Los Ojos, de Victor Erice
Bonnard, Pierre et Marthe, de Martin Provost
Kubi, de Takeshi Kitano