Cannes 2024: “Grande Tour”, de Miguel Gomes, está na competição oficial

A seleção do filme de Miguel Gomes é um feito para o cinema português, por ser o primeiro filme português a concorrer à Palma de Ouro em 18 anos.
"Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes "Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes
"Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes

Anunciada hoje a seleção oficial da 77.ª edição do Festival de Cannes, que irá acontecer de 14 a 25 de maio de 2024, o diretor do festival Thierry Frémaux anunciou a presença de “Grand Tour”, de Miguel Gomes e produzido pela Uma Pedra no Sapato, na secção competitiva do festival francês.

“É a primeira selecção do Miguel Gomes para a competição oficial. Vimos este filme no final de Novembro e estamos felizes por recebê-lo. Ele é um virtuoso, uma voz muito singular do cinema de autor”, referiu o diretor do festival Thierry Frémaux, em conferência de imprensa.

O realizador de “Tabu” (2012) e da trilogia de “As Mil e Uma Noites” (2015) regressa a Cannes 16 anos depois da sua presença com o filme Aquele Querido Mês de Agosto” (2008).

“Grand Tour”, é a primeira obra portuguesa a concorrer à Palma de Ouro em 18 anos. A produtora Filipa Reis considera que este feito “representa um triunfo do cinema independente e de uma forma de trabalhar que defende a proximidade entre a produção e a realização, dando ao realizador a maior liberdade possível para criar”.

“É um contributo para que este modelo de liberdade continue a ser defendido em Portugal. É também a afirmação do trabalho que o Miguel Gomes tem realizado consistentemente ao longo de anos. Reforça a minha confiança na abordagem que tenho tido, nessa ideia de cumplicidade entre produção e realização — sendo eu também realizadora, prezo muito a autonomia artística e criativa — e de que cada filme é singular, exige uma maneira própria de se fazer e não a aplicação de uma metodologia de produção pré estabelecida”, acrescenta Filipa Reis.

“Grand Tour”, que combina fotogramas das viagens pela Ásia com cenas de filme filmadas em 16mm, criando um tempo cinematográfico contínuo, passa-se em Rangoon, Birmânia, em 1917. O filme conta a história de Edward, um funcionário público do Império Britânico, que foge da noiva Molly no dia do seu casamento. Durante as suas viagens surge o pânico pela melancolia. Mesmo assim, Molly, decidida a casar-se, divertida com a sua fuga, segue Edward nesta grande viagem pela Ásia.

Escrito por Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro e Maureen Fazendeiro, o filme conta com Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate nos principais papéis, num elenco composto ainda por Cláudio da Silva, Lang Khê Tran, Jorge Andrade, João Pedro Vaz, João Pedro Bénard, Teresa Madruga, Joana Bárcia, Diogo Dória, Jani Zhao, Manuela Couto e Américo Silva, entre outros.

Miguel Gomes vai competir pela Palma de Ouro com grandes nomes do cinema internacional como Karim Ainouz, Jacques Audiard, Francis Ford Coppola, Sean Baker, David Cronenberg, Paolo Sorrentino, Paul Schrader, Yórgos Lánthimos, Christophe Honoré Jia Zhang-Ke.

Skip to content