A série Documentary Now da IFC já tem regresso marcado para 20 de fevereiro deste ano.

Como é habitual, as novidades são muitas e, para já, podemos contar com a participação de Cate Blanchett a interpretar Marina Abramovic, artista sérvia de artes performativas.

A imagem divulgada parece já antever o momento icónico de Marina Abramovic no MoMa, em Nova Iorque, em 2010. A artista interagia na sua própria exposição “The Artist is Present”, em que convidava os participantes a sentarem-se à sua frente, permanecendo muda e onde apenas os silêncios falavam entre olhares.

Esta exposição mostrava também vários trabalhos ao longo da sua carreira de 40 anos e acabou por se tornar ainda mais popular quando um visitante especial se sentou em frente dela. Uwe Laysiepen, mais conhecido como Ulay, foi seu companheiro durante doze anos. Não se viam desde a sua separação em que percorreram a Grande Muralha da China para se encontrarem a meio, despedirem-se e seguirem caminhos opostos. O reencontro comovente, passados vinte e dois anos, acabou por marcar a exposição, sendo notícia em todo o mundo.

Este regresso vai contar ainda com outras sátiras, como Owen Wilson a parodiar o brilhante “Wild Wild Country”, estreado o ano passado na Netflix. Pelo que sabemos, vamos encontrar também os atores Michael Keaton, Tim Robinson, Michael C. Hall e Helen Mirren a abrir as hostilidades.

Não adivinhamos o que a artista sérvia vai pensar disto, mas acreditamos que Cate Blanchett estará em grande. Vamos encontrá-la em fevereiro a dar voz no filme de animação “Como Treinares o teu Dragão: O Mundo Secreto” e em março no filme de Richard Linklater, “Onde estás Bernadette?”