3   +   9   =  

A Criterion, uma das mais importantes distribuidoras mundiais de cinema para DVD e Blu-ray, em parceria com a WarnerMedia, vai lançar uma plataforma de streaming intitulada Criterion Channel na primavera de 2019.

Desde que a Filmstruck, o serviço de streaming criado pela Turner Classic Movies, centrado no universo cinéfilo e que disponibilizava filmes clássicos, independentes e preciosidades raras, foi encerrada no mês passado que o destino da Criterion esteve incerto.  Desde 2016 que a Filmstruck exibia exclusivamente os filmes da distribuidora norte-americana.

“Este comunicado assegura os fãs de que terão acesso aos filmes da Criterion, para além dos da rica e extensa filmoteca da WarnerMedia, que irá fazer com que cresça público para estes clássicos prestigiados”, afirmou a Criterion.

A empresa acrescentou ainda que “o Criterion Channel irá continuar o trabalho da Filmstruck com uma programação temática, destaques de filmografias dedicadas a cineastas e retrospetivas de atores, incluindo clássicos e filmes raros de Hollywood e de todo o mundo, com conteúdo especial como comentários, cenas de bastidores e documentários originais.”

A Criterion e a WarnerMedia vão continuar a produzir a Adventures in Moviegoing, uma rubrica com cineastas convidados, entre os quais estiveram recentemente Barry Jenkins, Guillermo del Toro, Bill Hader e Mira Nair. Esta é certamente uma boa dica para a Filmin, a plataforma de streaming espanhola, análoga à Filmstruck, criada em 2007 e relançada em 2010 que ofereceu, a partir de 2016, um serviço de VoD único em Portugal.