Doclisboa 2022 apresenta a Retrospectiva ‘A Questão Colonial’

Anunciamos a primeira novidade do Doclisboa 2022, que decorrerá entre 6 e 16 de Outubro, nas salas da Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal.

A 20ª edição do festival apresenta a retrospectiva A Questão Colonial, que se desdobra entre o passado colonial de Portugal e França, dois países que coincidem no período de guerra com os territórios africanos e que continuam a resistir a um confronto com a sua própria história.

© DOCLISBOA

O programa explorará a diversidade de representações cinematográficas realizadas pelos e sobre os vários protagonistas destas guerras, bem como as suas ligações e diferenças, convocando os testemunhos directos de quem viveu o período colonial e revisitando as memórias e feridas do colonialismo que continuam a vir à tona e a marcar os dias de hoje.

A retrospectiva, realizada no contexto da Temporada Portugal França 2022, tem a curadoria de Amarante Abramovici.

Doclisboa já abriu as inscrições para a sua 20ª edição, a decorrer de 6 a 16 de Outubro de 2022.
As inscrições de filmes para esta edição poderão ser feitas entre 15 de Janeiro e 31 de Maio de 2022, com excepção da categoria Verdes Anos – filmes de produção portuguesa, cujos filmes poderão ser inscritos e enviados até dia 30 de Junho de 2022.

Todas as informações estão disponíveis para consulta nas páginas das inscrições e do regulamento.
Se necessitar de mais informações ou esclarecimentos, contacte-nos através do e-mail: programme@doclisboa.org

Skip to content