25 de Abril

Documentário sobre John Williams produzido por Steven Spielberg em desenvolvimento

John Williams John Williams

Um documentário sobre o lendário compositor John Williams está em fase inicial de desenvolvimento pela mão da Amblin TV de Steven Spielberg.

John Williams tem vindo a colaborar com Spielberg ao longo dos anos em muitas das bandas sonoras dos seus filmes, nomeadamente “Guerras das Estrelas”, “Indiana Jones” e “Parque Jurássico”.

Agora, através da Amblin Television, Imagine Documentaries e Nedland Media, o público vai poder conhecer o compositor para além do seu trabalho, num documentário que será realizado por Laurent Bouzereau.

Laurent Bouzereau é conhecido pelo seu trabalho em documentários como “Natalie Wood: What Remains Behind”, “Five Came Back” e “Mama’s Boy: A Story From Our Americas”, mas também por ser o realizador de muitos making of e clips sobre os bastidores desde os anos 90.

A produção executiva está a cargo de Steven Spielberg, Brian Grazer, Ron Howard, Darryl Frank, Justin Falvey, Justin Wilkes, Sara Bernstein e Meredith Kaulfers.

Williams é um dos mais reconhecidos e celebrados compositores vivos e um dos mais influentes da história da cinema e mantém uma extraordinariamente longa relação de trabalho com Spielberg: são já 50 anos.

O compositor, agora com 90 anos, tinha intenção de se retirar depois do próximo título de Indiana Jones, “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, realizado por James Mangold, mas já anunciou entretanto ter mudado de ideias.

Ao longo da sua carreira de mais de seis décadas, Williams compôs e foi diretor musical de mais de 100 filmes, incluindo os nove títulos da saga “Guerra das Estrelas”, “Nascido a 4 de Julho”, “Memórias de uma Gueixa” ou até “Sozinho em Casa”.

Em parceria com Spielberg, num total de 29 filmes, criou as bandas sonoras para os filmes de “Indiana Jones”, “Tubarão”, “A Lista de Schindler”, “E.T. – O Extra-Terrestre”, “Parque Jurássico”, “Encontros Imediatos do 3.º Grau”, “Lincoln” e, mais recentemente, “Os Fabelmans”.

John Williams e Steven Spielberg

Começou a sua carreira em televisão, compondo música para séries como “Lost in Space” ou “Gilligan’s Island”, para além de ter composto os temas para os Jogos Olímpicos de 1984, 1988 e 1996.

No que toca a prémios, conta igualmente com uma impressionante lista: 5 Óscares e 52 nomeações que fazem dele a pessoa viva mais nomeada aos Óscares e segunda mais nomeada depois de Walt Disney.

Skip to content