A Disney vem sofrendo censura pelo mundo afora com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Afinal, o próximo lançamento do estúdio foi banido dos cinemas na Arábia Saudita, assim como no Kuwait e no Catar. Infelizmente, os fãs do Universo Cinematográfico Marvel que vivem no Golfo Pérsico não terão a oportunidade de assistir à nova superprodução. Isso porque, ao que parece, o filme entrou em conflito com censores em pelo menos três países, colocando em dúvida seu futuro lançamento na Arábia Saudita e em outros lugares.
Disney e a censura
Para quem está por fora, não é a primeira vez que as produções da Disney e da Marvel sofrem censura no Oriente Médio. No ano passado, Eternos passou por uma situação semelhante depois que a Disney se recusou a fazer edições solicitadas por alguns desses países.
Então, parece que Doutor Estranho no Multiverso da Loucura será um filme difícil de ver na região, com uma exceção relatada: os Emirados Árabes Unidos, onde os ingressos antecipados ainda estão à venda. Segundo apurado, trata-se de uma grande interrupção no lançamento global planejado pela Disney, que está programado para 6 de maio.
Censores contra America Chavez
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura contará com a estreia do Universo Cinematográfico Marvel de America Chavez (Xochitl Gomez), também conhecida pelos leitores da Marvel Comics como a superpoderosa Miss América.
Chávez é abertamente gay nos quadrinhos, e sua inclusão na franquia de filmes do MCU tem o potencial de ser um marco de representação. Infelizmente, um relatório recente do The Hollywood Reporter confirma que é exatamente por isso que os censores na Arábia Saudita e em outros lugares da região do Golfo Pérsico estão se opondo ao lançamento do filme nos cinemas.
Personagens e temas LGBTQIA+
Vale lembra que, personagens e temas LGBTQIA+ costumam ser um ponto de discórdia para censores em países onde a homossexualidade é criminalizada – Eternos enfrentou sua própria situação de censura pelo mesmo motivo.
Para ilustrar a questão, recentemente, a produção de Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor, foi banida dos cinemas na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Omã e Kuwait, devido à caracterização transgênero de Anybodys (Iris Menas).
Por fim, a questão da censura contra a Disney ainda está em aberto. Será que esse imbróglio terá resultado? Confira nos próximos capítulos… Ah, e para nós, boa sessão (rs).