De 11 a 13 de novembro, o documentário “O Sopro do Diabo”, sobre incêndios em Pedrógão, produzido por Leonardo DiCaprio, pode ser visto nas salas de cinema da NOS.
Realizado por Orlando von Einsiedel, conhecido pelo seu trabalho em “Virunga” (2014), “Os Capacetes Brancos” (2016) e “Separados pelo Caminho: História de Refugiados” (2019), o filme parte da série de documentários The Tipping Point, da produtora de Trevor Noah, e recorda os fogos que mataram 66 pessoas e devastaram Pedrógão Grande.
“O Sopro do Diabo” cruza as histórias dos sobreviventes de Pedrógão Grande, que lutam por garantir que aquilo por que passaram nunca mais possa voltar a acontecer, e do professor e ecologista inglês Tom Crowther, com trabalho na restauração de ecossistemas, que também esteve em Pedrógão Grande e que propõe soluções para proteger as populações da emergência climática.
“A história improvável de duas narrativas notáveis que se encontram: a extraordinária e inspiradora comunidade de sobreviventes dos mortíferos incêndios florestais de 2017 em Portugal, lutando para garantir que o que eles viveram nunca mais acontece, e uma descoberta científica revolucionária, capaz de mudar o mundo, que nos poderia ajudar a nos protegermos da emergência climática.”, lê-se na sinopse.
O filme de 42 minutos é produzido pelo ator Leonardo DiCaprio, Harri Grace e Chloe Leland e co produzido por Catarina Fernandes Martins e Tiago Carrasco.
“O Sopro do Diabo” fica em exibição nas salas de cinema da NOS até dia 13 de novembro (domingo), dia em que o filme será transmitido no canal norte-americano MSNBC e passa a ficar disponível na plataforma de streaming Peacock.