Em estreia mundial, o documentário “José & Pilar”, do realizador Miguel Gonçalvez Mendes, teve lotação esgotada na noite de sábado (25 de Setembro), no Festival de Cinema do Rio de Janeiro. Centenas de pessoas estiveram presentes e o filme foi bastante aplaudido. Estiveram presentes, na sessão de gala, o realizador, o produtor brasileiro e Pilar del Rio.

 

O documentário, que retrata a vida íntima do Nobel de literatura, o escritor português José Saramago, será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro, e deverá chegar ao circuito brasileiro apenas em novembro. Em Portugal, vai abrir a oitava edição do DocLisboa 2010, no dia 14 de Outubro e a sua estreia está marcada para 16 de novembro, data do aniversário de Saramago.

 

Portugal tem outros filmes a representar o país, na secção “Expectativa 2010”, encontramos “América”, de João Nuno Pinto“Embargo”, de António Ferreira e “Guerra Civil”, de Pedro Caldas. Na secção “Panorama do Cinema Mundial”, encontramos “A Esperança Está Onde Menos se Espera”, de Joaquim Leitão e “José e Pilar”, deMiguel Gonçalves Mendes.