Estreias da Semana (9-Fevereiro-2012)

“A Dama de Ferro”
de Phyllida Lloyd
Reino Unido – Biografia – 2011
Sinopse: Margaret Thatcher, a antiga Primeiro-Ministro, agora octogenária, está a tomar o pequeno-almoço na sua casa de Chester Square, em Londres. Apesar do seu marido, Denis, ter falecido há já alguns anos, a sua decisão de se ver livre finalmente do seu guarda-roupa desencadeou uma sucessão de memórias. Na realidade, quando ela se prepara para mais um dia, Denis aparece-lhe tão real como quando estava vivo – leal, adorável, travesso. O staff de Margaret expressa a sua preocupação a Carol Thatcher sobre a aparente confusão da sua mãe entre passado e presente. A preocupação torna-se mais forte quando, num jantar que oferece essa noite, Margaret recebe bem os seus convidados mas é depois distraída pelas memórias do jantar em que conheceu Denis pela primeira vez, 60 anos antes. Depois do jantar terminar, Margaret retira-se para o seu quarto, mas não consegue dormir. Levanta-se e põe-se a ver alguns filmes caseiros onde vê claramente os sacrifícios que fez na sua vida privada em proveito da sua carreira. No dia a seguir ao jantar, Carol persuade a sua mãe a ir a um médico. Margaret mantém que não há nada de errado com ela. Mas não revela ao medico nada sobre as suas vívidas memórias dos momentos chave da sua vida que a estão a impedir de dormir. De regresso a Chester Square, Margaret luta contra a crescente presença das suas memórias. Empacota todos os pertences de Denis e declara a sua independência – é claro que continuará a ter memórias mas também tem uma vida no presente – uma vida mais modesta que antes, mas mesmo assim uma vida que vale a pena viver.

“Detenção de Risco”
de Daniel Espinosa
EUA – Thriller – 2012
Sinopse: No último ano, Matt Weston sentia-se frustrado com o seu inativo e estagnado posto na Cidade do Cabo. Sendo um “porteiro” que deseja tornar-se num pleno agente, este leal operacional, tem esperado por uma oportunidade para provar o que vale. Quando o primeiro e único ocupante deste abrigo da CIA se revela como o homem mais perigoso que conhece, Weston prepara-se para cumprir o dever. Tobin Frost iludiu a sua captura por quase uma década. Um dos melhores operacionais que a CIA conheceu, o ex-agente dos serviços secretos entregou recursos e vendeu informação militar desde que se tornou um criminoso. Desde trocar segredos com a Coreia do Norte, a ajudar agentes infiltrados, os danos que ele provocou aos Estados Unidos são incalculáveis. Agora, volta à reserva com um segredo. Assim que Frost é interrogado, os mercenários chegam e destroem o abrigo de Weston. Numa fuga difícil, os pouco prováveis parceiros, devem descobrir se estes mercenários foram enviados por terroristas, ou por alguém dentro da CIA que irá matar qualquer um que se cruze no seu caminho. Agora Weston tem de decidir em quem confiar antes que os dois sejam eliminados do jogo.

“O que há de novo no amor?”
de Hugo Alves, Hugo Martins, Mónica Santana Baptista, Patrícia Raposo, Rui Santos, Tiago Nunes
Portugal – Drama – 2012
Sinopse: Seis histórias de amor – cada uma realizada por um realizador diferente – de seis amigos que têm uma banda e todas as noites se encontram numa cave para fazer música. O João faz canções, a Rita escreve letras e toca baixo, o Marco toca guitarra, o Edu toca bateria, o Samuel toca órgão e a Inês é a vocalista. Mas se à noite na garagem é possível ensaiar cada canção as vezes sem fim, durante o dia, na vida, não há ensaios. Cada tentativa deixa marcas.

“Paixão”
de Margarida Gil
Portugal – Drama – 2011
Sinopse: João Lucas é um escritor que conhece, no final de uma noite de boémia, uma cantora, Maria. Segue?a até casa e, quando acorda no dia seguinte, encontrase, para sua grande surpresa e fúria, fechado à chave no quarto. Maria está ela própria perdida na sua dor ? o marido acabou de se suicidar, depois de matar a filha pequena de ambos. Procura amar João Lucas, raptando-o e fechando-o num andar de um prédio entaipado e prestes a ser demolido. Maria dedica-se inteiramente ao bem-estar de João Lucas. Tornam-se amantes. Vivem as suas núpcias. Aproveitando a intimidade com Maria, João Lucas decide fugir e fechá-la no quarto. Tenta abandonar a casa, não consegue, sente-se perdido. Enclausuram-se na casa. Nada mais resta aos amantes. A vida continua. O prédio é demolido numa nuvem de caliça e de entulho.

“Prometo Amar-te”
de Michael Sucsy
EUA– Drama – 2012
Sinopse: Um acidente de automóvel coloca Paige em coma. Quando ela acorda e revela sofrer de total perda de memória, o seu marido Leo não tem outra alternativa senão empenhar-se para reconquistar o seu coração, pela segunda vez.

“Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma (3D)”
de George Lucas
EUA– Ficção Cientifica – 1999
Sinopse: A saga mais conhecida de todos os tempos regressa novamente ao grande ecrã e, desta vez, a experiência será ainda mais grandiosa, com os mais avançados efeitos 3D.