Estreiam esta quinta-feira (dia 23) nos cinemas, os filmes Recreio de Laura Wandel e Um Iaque na Sala de Aula de Pawo Choyning Dorji, dois retratos da infância e da escola em duas realidades (muito) diferentes.
Recreio, primeiro filme da realizadora belga apresentado na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes, é um mergulho imersivo no mundo da escola, filmado à altura das crianças. Quando Nora, 7 anos, vê o seu irmão Abel a ser intimidado por outras crianças, apressa-se a protegê-lo alertando o pai. Mas Abel obriga-a a guardar segredo. Tomada por um conflito de lealdade, Nora tenta encontrar o seu lugar, dividida entre os mundos das crianças e dos adultos. Escolhido para representar a Bélgica na corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional, Recreio explora de forma muito subtil as dificuldades de enquadramento na escola, a necessidade de inclusão e a questão do bullying.
Um Iaque na Sala de Aula, primeiro filme do realizador butanês, foi filmado na escola mais remota do mundo numa aldeia ao longo dos Himalaias, na fronteira entre o Reino do Butão e o Tibete. Ugyen, um jovem professor da zona moderna do Butão, foge aos seus deveres enquanto planeia ir para a Austrália para se tornar cantor. Como castigo, os seus superiores mandam-no para a escola mais remota do mundo, numa aldeia chamada Lunana. Ugyen dá por si afastado dos confortos ocidentais após uma dura caminhada de oito dias para chegar à aldeia. Sem electricidade, manuais nem um quadro na sala de aula, Ugyen vai descobrir as dificuldades das crianças que ensina e transformar-se através da incrível força espiritual dos aldeões. Nomeado para Óscar de Melhor Filme Internacional, Um Iaque na Sala de Aula leva-nos numa viagem cheia de vida e de alma na nação da “Felicidade Interna Bruta”.
Recreio e Um Iaque na Sala de Aula estreiam esta quinta-feira, dia 23, nas salas de cinema nacionais, com distribuição da Alambique.