A equipa do Cinema Sétima Arte classificou os filmes estreados nas salas de cinema em Portugal e filmes estreados em plataformas de streaming em junho de 2023.
O mês que dá início ao verão trouxe duas das estreias mais aguardadas do ano, o quinto filme da saga “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, de James Mangold, e o estilizado “Asteroid City”, de Wes Anderson, com uma pontuação média de 3,5 e de 2,3, respectivamente.
Na tabela de junho destacamos também três produções portuguesas: “Cidade Rabat”, de Susana Nobre, com uma classificação média de 2,5 estrelas; a primeira longa-metragem portuguesa em stop-motion, “Os Demónios do Meu Avô”, de Nuno Beato, com 3 estrelas; e “Super Natural”, de Jorge Jácome, com a melhor média de estrelas, de 3,8.
O drama irlandês “The Quiet Girl – A Menina Silenciosa”, a segunda longa-metragem de Colm Bairéad, foi o filme com maior unanimidade de pontuação entre os nossos críticos (4 estrelas).
Incluímos na tabela de junho três filmes disponíveis na plataforma streaming Filmin: “O Azul do Cafetã”, “Nunca Chove na Califórnia” e “Farta de Mim Mesma”.