Estrelas – Novembro 2023

estrelas novembro 2023 3 43

A equipa do Cinema Sétima Arte classificou os filmes estreados nas salas de cinema em Portugal e filmes estreados em plataformas de streaming em novembro de 2023.

Novembro foi um mês de grandes estreias, de novos filmes de cineastas tão relevantes e diversos como Hayao Miyzaki, Ridley Scott, Maïwenn, Paul Schrader, Ken Loach, David Fincher e Christian Petzold.

Estrearam três longas-metragens de animação, das quais, evidentemente, o grande destaque do mês foi a estreia do suposto “último” filme do mestre Hayao Miyazaki, “O Rapaz e a Garça”, com pontuação média de 3,5 estrelas, uma das melhores pontuações médias do mês. A produção musical da Netflix, “Leo”, teve uma classificação razoável (2 estrelas) e a delicada produção norueguesa, “Titina”, de Kajsa Næss, baseada numa história real, agradou a nossa equipa que lhe atribuíram 3 estrelas.

“O Pub The Old Oak”, o recente filme do cineasta social Ken Loach, um filme de um grande humanismo, solidariedade e esperança, agradou muito a maioria das pessoas que viram o provável “último” filme de Loach, tendo obtido uma média de 3,5 estrelas.

Já o romance do alemão Christian Petzold, “O Céu em Chamas”, não gerou consenso, variando as classificações entre 2 e 5 estrelas. O Mestre Jardineiro”, de Paul Schrader, não encontro consenso entre quem quem viu o filme, tendo arrecadado uma pontuação que variou entre 1 e 3 estrelas, com uma média de 1,8 estrelas.

Os filmes com pior classificação foram “Napoleão” e “As Marvels”, ambos com 1 estrela cada, Operação Kandahar” (meia estrela), “Índia” (2 estrelas), e Jeanne du Barry – A Favorita do Rei”, de Maïwenn (com uma média de 2,1 estrelas).

Estrelas novembro 2023

Skip to content