O novo filme de Martin Scorsese, “O Irlandês” (“The Irishman”), produzido pela Netflix, vai ter a sua estreia no dia 27 de setembro deste ano na 57.ª edição do Festival de Cinema de Nova Iorque (New York Film Festival), anunciou a organização, cujo evento irá decorrer até 13 de outubro.

Já é conhecido que a mais recente obra de Scorsese irá ser exibida em certas salas de cinema, ficando depois disponível na plataforma de streaming Netflix.

A narrativa do filme é inspirada no livro do norte-americano Charles Brandt, I Heard You Paint Houses”, e conta a história da amizade e lealdade entre homens que cometem actos indescritíveis e acabam por se tornar violentos entre eles. Para representar esses personagens está um elenco de luxo que conta com Joe Pesci (Russell Bufalino), Al Pacino (Jimmy Hoffa), Robert De Niro (Frank Sheeran), ou Jesse Plemons (Chuckie O’Brien).

Kent Jones, director do New York Film Festival e do seu Comitê de Seleção, caracteriza “O Irlandês” de rico, engraçado, perturbador, divertido e, como todos os grandes filmes, absolutamente singular”. Jones acrescenta que é o trabalho dos mestres, feito com um domínio da arte do cinema que eu vi muito raramente na minha vida, e isso representa um nível de subtileza e intimidade humana que realmente me surpreendeu. Tudo o que posso dizer é que no minuto em que (o filme) acabou, a minha reação imediata foi querer ver tudo de novo.

Quem também ficou lisonjeado com esta notícia foi o próprio realizador italo-americano, que admite admirar muitoas seleções ousadas e visionárias que o festival apresenta ao público ano após ano, tendo reiterado que o New York Film Festival é fundamental para conscientizar o cinema de todo o mundo”.