God-Exists-Her-Name-is-Petrunya-filmin

Festival Olhares do Mediterrâneo 2020: Edição online na Filmin

A 7.ª edição do festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, que decorre entre 23 e 29 de novembro, com o melhor da cinematografia de mulheres da bacia mediterrânica, vai ter também um programa de 35 filmes online na plataforma streaming Filmin Portugal.

De 26 de novembro a 10 de dezembro será possível assistir a 10 longas-metragens e 44 curtas, produzidos em 25 países, incluindo Portugal, na Filmin.

Um dos grandes destaques é o filme de abertura do festival, “God exists, her name is Petrunya”, da macedónia Teona Strugar Mitevska, ficção vencedora da edição de 2019 do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu. O filme, uma co-produção da Macedónia do Norte, Bélgica, Eslovénia, Croácia e França, candidato ao Urso de Ouro na 69.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, é uma comédia amarga, cuja protagonista, Petrunya, quebra as regras da tradição popular e religiosa da sua aldeia e enfrenta teimosamente as consequências.

 “God exists, her name is Petrunya” estará disponível na plataforma gratuitamente para um máximo de 1000 espectadores. Pelo preço de um bilhete de cinema será ainda possível ver todos os filmes das secções competitivas, quase exclusivamente online, as curtas da Competição Geral e da secção Começar a Olhar em 8 sessões. Para os subscritores da Filmin o festival estará disponível sem custos adicionais.

Em ano de pandemia o festival propõe 55 filmes (curtas e longas-metragens), incluindo 5 estreias mundiais, duas europeias, 29 nacionais e 9 internacionais, e conta com oito curtas portuguesas, que serão exibidos no Cinema São Jorge e no ISCTE-IUL (em Lisboa) e na plataforma VoD Filmin Portugal.

“Será um festival de cinema no feminino com mais de 50 filmes, mas implementará também “Awareness and Empowerment”, um projecto educativo que visa criar uma rede de festivais que envolve parceiros de Espanha, França, Itália, Líbano, Marrocos, Palestina e Turquia.”

Programação Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival:

Curtas-Metragens:
#1: Miúdos (e graúdos)
#2: Migrar/Ficar
#3: Estamos animadas!
#4: Encontros inesperados
#5: Por direito humano (histórias de lutas)
#6: Assim é a vida, rapariga
#7: As escolhas que nos moldam
#8: Abraços perdidos e encontrados

Longas-Metragens:
Deus Existe e o Seu Nome é Petrunya, Teona Strugar Mitevska
A Fish Tale, Emmanuelle Mayer
Eva Wishes, Lisa Diaz
#387, Madeleine Leroyer
Elsewhere, Everywhere, Vivianne Perelmuter, Isabelle Ingold
I am the Revolution, Benedetta Argentieri
When the Apricots Bloom, Tal Michael
When Love is all you Have, Laetita Mikles
Between Heaven and Earth, Najwa Najjar
Omar and Us, Marina Er Gorbach, Mehmet Bahadir Er