Verdes-Anos-Paulo-Rocha-1963

Filmes de Paulo Rocha, Pedro Costa e Manoel de Oliveira são exibidos em streaming nos EUA

A distribuidora Grasshopper Film vai disponibilizar em streaming nos EUA, no Virtual Cinema, cinco obras-primas do cinema português dos cineastas Paulo Rocha, Pedro Costa e Manoel de Oliveira.

Em agosto, vão ficar disponíveis os dois primeiros filmes de Paulo Rocha, um dos fundadores do Novo Cinema em Portugal, “Os Verdes Anos” (1963) e “Mudar de Vida” (1966), com versões restauradas em 4K.

“Os Verdes Anos”, que estreia no Virtual Cinema a 7 de agosto, marca o início de uma nova geração do cinema português, uma renovação, ou seja, o “cinema novo” português, que teve influências da nouvelle vague, do neorrealismo italiano e do cinema japonês. Este movimento dos anos 60 viria a influenciar a nova geração de realizadores portugueses do pós- 25 de abril de 1974.

Serão também exibidos dois filmes de Pedro Costa, “O Sangue” (1989) e “Vitalina Varela” (2019), e ainda “Francisca” (1981), de Manoel de Oliveira.

A plataforma de streaming Projectr está disponível em várias salas de cinema independente dos EUA, como o Film at Lincoln Center, em Nova Iorque, ou o Acropolis Cinema, em Los Angeles.