A Academia Portuguesa de Cinema (APC) anunciou os filmes candidatos para representar Portugal na 38.ª edição dos Prémios Goya, organizados pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Espanha.
“Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, e “Great Yarmouth: Provisional Figures”, de Marco Martins, são os filmes selecionados pela direção da APC como candidatos de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-americano e Melhor Filme Europeu, respectivamente.
As longas-metragens foram selecionadas entre todos os candidatos elegíveis, estreados em Portugal entre 1 de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023, condição necessária para esta nomeação. Os vencedores dos Prémios Goya 2024 serão conhecidos na cerimónia que se realizará em Valladolid, a 10 de fevereiro de 2024.
Produzido pela Midas Filmes, “Alma Viva” é “um retrato das nossas tradições transmontanas, influenciadas pelas raízes ibéricas que nos compõem enquanto povo, movendo-se num equilíbrio fascinante entre realidade e superstição”, segundo o comunicado da Academia Portuguesa de Cinema.
Visto por 7649 espectadores nos cinemas nacionais, o filme realizado por Cristèle Alves Meira e escrito juntamente com Laurent Lunetta, foi o grande vencedor da 12.ª edição dos Prémios Sophia ao arrecadar um total de seis prémios em diversas categorias. Uma produção portuguesa em coprodução com França e Bélgica, o filme teve a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022 e foi o candidato português aos Óscares 2023. Com direção de fotografia de Rui Poças, conta com as interpretações de Lua Michel, Ana Padrão, Esther Catalão, Jacqueline Corado, Duarte Pina, entre outros.
Candidato a Melhor Filme Europeu dos Prémios Goya 2024, o filme de Marco Martins, produzido por Uma Pedra no Sapato, teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de San Sebastian. Com direção de fotografia de João Ribeiro, o filme conta com as interpretações de Beatriz Batarda, Nuno Lopes, Romeu Runa, Rita Cabaço, Hugo Bentes, entre outros. Estreado a 16 de março deste ano, “Great Yarmouth: Provisional Figures” ocupa o quinto lugar ranking dos filmes portugueses mais vistos de 2023, com 6525 espectadores.